26/02/2023

Só Remando - Expedição Interior - Dia 15 - Tão bom quanto partir é chegar...

21/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


O dia iniciou bem fechado, cinza, com uma chuva fraquinha e com pouquíssima visibilidade. Estava perto da água, então toda a arrumação das tralhas foi mais fácil. Tomei um café. Depois guardei a barraca molhada mesmo dentro do caiaque, sem aquela preocupação, pois não iria mais usar ela... Era o último dia de remada. 

Calculei no celular a melhor rota - a menor - como não tinha vento, então a única variável a ser considerada era realmente a distância. 

Liguei o Strava e junto com a bússola fui acompanhando para saber se estava indo na direção da Ilha Chico Manuel. Depois de um tempo, e alguns kms, ela ficou mais visível e consegui seguir apenas pela navegação visual. O canal de navegação passa bem perto da ilha e um navio passou bem perto de mim.


Um destilado para brindar o último dia de remada.



Parei na Ilha Chico Manuel, lá pelas tantas o Toco apareceu e conversamos um pouco. O dia já estava bem aberto e com ventos calmos.


Depois aproei para a Ponta Grossa e finalmente para Ipanema, bem na rampa dos Jet Skis, de onde iniciei a remada. 

Nos últimos momentos, aquela remada lenta e com um sentimento de extrema paz e tranquilidade, sabendo que nada mais me impediria de terminar a jornada. 

Ao chegar o Dunker e sua esposa estavam lá para me receber. Me deram de presente dois bolinhos doces, que eu guardei para comer depois. Ficamos conversando e dando risada, até a Fernanda chegar. 

O Dunker me ajudou a colocar o caiaque no carro, agradeci pela recepção, nos despedimos e parti para casa.




Fim de mais uma jornada, foram 15 dias de comunhão entre corpo e mente, remo e caiaque, vento e ondas. A Lagoa dos Patos foi generosa comigo, me permitiu completar essa jornada. Tão bom quanto partir é chegar, com o coração tranquilo, de quem conseguiu realizar aquilo que havia planejado. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário