26/02/2023

Só Remando - Expedição Interior - Dia 14 - Zé da Praia até a Ponta Escura - Voltei pro Guaíba

20/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Ao acordar, eu escutava as ondas fazendo bastante barulho, mas resolvi sair da barraca e encarar o dia. Tinha muita vontade de chegar no final do dia e estar sendo banhado pelas águas do Guaíba, para que no próximo dia a jornada fosse teoricamente mais abrigada e suave. Mas além de vontade, tinha também muita dúvida se seria possível...

Arrumei minhas coisas, desci o morro e botei o caiaque na água. Depois de passar as ondas, reparei que existem sons que escutamos na terra, parados. Que depois que entramos na água desaparecem. Acho que é uma metáfora para a vida, muitos sons só ecoam quando estamos parados. Quando estamos em movimento eles já não são percebidos.

Desde o início do dia eu conseguia ver o Morro da Formiga e nem sei se isso era algo bom ou ruim. 




Vista do meu acampamento.


Remei com afinco o dia todo, mas o morro demorava a crescer. Fiz uma pequena pausa antes de mudar o rumo de Norte para quase Leste, e enfrentar de frente a força do vento. Demorei para chegar no morro da Formiga, mesmo já estando bem perto. Chegando no morro, começou a chover, sem risco de temporal, apenas uma chuva leve e contínua.

Passei o morro, finalmente. Ele ficou para trás e eu estava quase no Guaíba. Do outro lado existe o farol de Itapuã, que demarca um limite entre Guaíba e Lagoa, mas deste lado eu desconhecia tal limite.

O vento apertou, mas eu estava próximo do meu objetivo. Passei as falésias da Ponta Escura, fiz a curva e procurei um lugar perto da água para acampar. Tinha conseguido!




Apareceu um lindo e rápido arco-íris no céu, coroando o final do dia. A chuva parou e montei meu acampamento. 

Estava cansado e nem quis preparar comida. Dormi escutando a choradeira de um graxaim, que devia estar encomodado com minha presença. Teve alguns poucos momentos de chuva leve na madrugada. 

Com certeza foi o dia mais complicado e cansativo de todos. Mas eu estava perto do meu objetivo: chegar em Ipanema. E de brinde, havia concluído a volta na Lagoa dos Patos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário