21/12/2014

Cartas náuticas... fácil fácil!!!

Hoje vou escrever um pequeno relato de como explorar as cartas náuticas disponibilizadas pela Marinha do Brasil.

O site da Marinha está com alguns links quebrados, mas é possível acessar a página que contém diversas cartas náuticas no link:

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-segnav/cartas-raster

Como estou me preparando para uma remada na Lagoa dos Patos, resolvi fazer o download de todas as cartas dela. Existem dois formatos disponíveis:

- Carta Raster
- GeoTIFF

Para que seja possível utilizar em um programa de cartas náuticas ou em qualquer programa de visualização de imagens, é mais interessante o formato GeoTIFF.

- 2102 - DE SÃO JOSÉ DO NORTE AO CANAL DA SETIA (atualizada em 04/12/2013)   
- 2103 - DA BARRA DO CANAL SÃO GONÇALO AS PORTEIRAS (atualizada em 18/05/2009)
- 2104 - CANAL SÃO GONÇALO DA BARRA A PELOTAS (atualizada em 19/09/2013)
- 2105 - CANAL DA FEITORIA E PROXIMIDADES (atualizada em 18/05/2009)   
- 2106 - SACO DO RINCÃO E PROXIMIDADES (atualizada em 17/08/2012)
- 2107 - BARRA DO RIO GUAÍBA (atualizada em 18/05/2009)
- 2108 - DE ITAPUÃ À PONTA DO ARADO VELHO (atualizada em 29/05/2007)
- 2109 - DA PONTA GROSSA A PORTO ALEGRE
- 2111 - DE ITAPUÃ A PORTO ALEGRE (atualizada em 19/08/2013)
- 2112 - DE RIO GRANDE A FEITORIA
- 2113 - DE PORTO ALEGRE AO TERMINAL SANTA CLARA (atualizada em 06/11/2013)
- 2140 - LAGOA DOS PATOS (atualizada em 02/07/2014)

Para visualizar essas cartas eu fiz o download dos seguintes softwares:
- GRASS
- OpenCPN
- QGIS

Mas é possível abrir em qualquer programa de visualização de imagens... a grande maioria suporta o formato TIFF. É possível converter para PDF por exemplo e mandar em qualquer gráfica, para plotar no tamanho original... fica show...

Eu plotei duas cópias da carta 2140, uma colorida e outra P&B...


7 comentários:

  1. Olá Pablo,
    eu trabalho com geoprocessamento e os programas que você citou e fiquei impressionado com seu empenho em aprender e como lidou bem com a questão! Parabéns pela postagem e obrigado pelo conhecimento compartilhado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, que bom que este post fui útil... É sempre legal saber disso.
      Quando precisar de algo é só entrar em contato. Abraços

      Excluir
  2. OLÁ, GOSTARIA DE TER UMA CARTA 2112, MAS NÃO SOU MUITO MANSO NA INFORMÁTICA,ALGUÉM PODE ME AJUDAR ? GRATO,MARCO Email. bollamarco136@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Antonio, baixe o formato GeoTIFF neste link. https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-segnav-cartas-raster/de-rio-grande-feitoria

      Excluir
  3. Senti falta da Latitude e da Longitude nas cartas como voce resolveu isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente essas não tem... Mas posso te enviar alguma específica no privado... Com as lat long... Me add em algum rede social e conversamos... Abracos

      Excluir