Previsão e Monitoramento

Previsão do tempo

  • A missão do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Esta missão é alcançada por meio de monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, trabalho em parceria e ,compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos e confiáveis.
  • O Wisuki é uma abordagem diferente à realização de previsões de vento e ondas, com novas e impressionantes funcionalidades, como alertas de vento e ondas na maioria dos países, que o podem ajudar a melhor planear as suas sessões de surf, windsurf, kitesurf e vela, e que permitirão que descobra novos spots para a sua prática, com condições ótimas e inesperadas.
  • O Weather Underground é um serviço meteorológico comercial que fornece informações meteorológicas em tempo real pela Internet. Weather Underground fornece boletins meteorológicos para a maioria das grandes cidades em todo o mundo, bem como relatórios meteorológicos locais para jornais e sites. Sua informação vem do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), e mais de 250.000 estações meteorológicas pessoais. O site está disponível em vários idiomas e os clientes podem acessar uma versão sem anúncios do site com recursos adicionais por uma taxa anual. Weather Underground é de propriedade da The Weather Company, uma subsidiária da IBM.
  • O Windfinder é um serviço meteorológico para kitesurfistas, windsurfistas, surfistas, velejadores, praticantes de parapente e de todas as outras atividades relacionadas com o vento. O Windfinder oferece previsões de vento e previsões meteorológicas referentes a mais de 40000 locais ("Spots") em todo o mundo. A maioria de tais espaços são locais onde se realizam esses desportos, bem como marinas ou pontos de descolagem/aterragem. O Windfinder oferece dois modelos de previsão. O primeiro, é a previsão meteorológica normal, baseada no modelo GFS do US National Weather Service NOAA. O segundo é a Superforecast, que se baseia em modelos físicos e topográficos melhorados e utiliza uma resolução horizontal significativamente mais elevada. Isto resulta em previsões melhores quanto às condições locais, tais como as que se referem aos dados de temperatura e a topografias complexas. Todos os valores da Superforecast são disponibilizados com intervalos de uma hora.
  • Criado por Ivo, um amante do vento e apaixonado por programação. Ele codificou o Windyty.com em 2014. A versão original foi inspirada nos produtos da empresa suíça Meteoblue e em outro projeto chamado "Terra", que exibia partículas de vento animadas no globo. Ele reescreu os códigos-fonte abertos do Terra e também fez um acordo com a Meteoble para usar alguns de seus produtos naquela época. E assim Windyty nasceu (renomeado para Windy alguns anos depois). Seu objetivo é manter o Windy pequeno e rápido, para ser acessível nos locais mais remotos. Em 2016, lançaram os aplicativos para dispositivos móveis Android e iOS e renomearam o Windyty para o Windytv, o que acabou sendo um grande erro. Em 2017, mudaram o nome para Windy. Durante a temporada de furacões, o Windy se torna uma importante fonte de informações meteorológicas para governos, instituições e indivíduos nas áreas afetadas, virtualmente salvando vidas. O objetivo deles é fornecer o melhor serviço de previsão do tempo no mundo. 
  • O PredictWind é um produto de previsão do tempo totalmente exclusivo. Desenvolvido por profissionais para fornecer as melhores ferramentas e previsões para os marinheiros de todo o mundo. Agora todos podemos ter as mesmas informações meteorológicas que as equipes vencedoras da America's Cup.
  • O Windguru é um serviço especializado em previsões meteorológicas, orientado para os amantes de windsurf e kitesurf (entre outros...). As previsões são baseadas em modelos meteorológicos, estando o Windguru em condições de fornecer previsões para qualquer local no planeta Terra. A principal razão que levou à criação deste site foi a obtenção de previsões de uma forma simples e rápida, sem necessidade de pesquisar uma série de mapas meteorológicos através da internet. Importante: As previsões que pode visualizar neste site não são declaradamente previsões oficiais; o Windguru desenvolveu o site apenas para ajudar os utilizadores nas previsões. O que vê são tão somente dados numéricos convertidos num formato legível pelos humanos; cabe-lhe a si decidir a forma de os interpretar. Sendo certo que a velocidade e direcção do vento são as informações mais importantes, são ainda indicadas a temperatura, precipitação, nebulosidade e vaga (para os locais no mar). É claro que esta não é a única informação que poderá consultar neste site: existem também um histórico de vento, previsão de marés, alguns mapas com previsões, "Previsões Top", pesquisa, um pequeno forum para utilizadores... No entanto, a base do Windguru serão sempre as tabelas de previsões.
  • A Climatempo simboliza quase 30 anos de experiência no acompanhamento e previsão das condições meteorológicas no Brasil e America Latina. Fundada em 1988, pelo hoje CEO Carlos Magno do Nascimento e Ana Lucia Frony de Macedo, a empresa tem em seu DNA características como: pioneirismo, liderança e inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TVs por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensalmente. Atualmente, é a principal empresa de consultoria meteorológica do país e possui serviços especializados para atender mais de 22 segmentos da economia. A Climatempo Consultoria faz uso dos melhores modelos matemáticos de previsão do tempo utilizados no mundo, adaptados para o Brasil em alta resolução.

Monitoramento

  • O Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres é um projeto de implantação de monitoramento e alerta de desastres para a Defesa Civil e órgãos competentes na gestão de risco, além de monitoramento com vistas à gestão ambiental dos recursos naturais. O estado do Rio Grande do Sul necessita ter um sistema de monitoramento que oriente sobre os eventos críticos, principalmente os de origem climática e meteorológica que são responsáveis pela maior parte dos desastres no território gaúcho, como as inundações e estiagens. A possibilidade de prevenção a partir da previsão dos eventos extremos que podem causar desastres, ajuda a minimizar os impactos sócio-econômicos desses e apoia no planejamento público do Estado, auxiliando à gestão de risco e à gestão ambiental.

  • O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC) é a central de inteligência da Prefeitura Municipal, garantindo um novo patamar de segurança e uso da tecnologia a serviço do cidadão. Ao integrar o videomonitoramento da cidade, o planejamento operacional de grandes eventos, o monitoramento climático e o atendimento a emergências, o CEIC reúne os serviços públicos responsáveis pela rotina da cidade. Dentre as principais informações estão o "Monitoramento do lago Guaíba" e o "volume de chuva".