24/07/2020

Rádio Baofeng UV-9R PLUS


Rádio UV-9R PLUS: o diferencial deste HT (handy talky) é ser a prova d'água e resistente a poeira, possuindo o grau de proteção IP67, ele é resistente a um mergulho na água de até 1 metro de profundidade, por 30 minutos. Tem o sistema semelhante ao UV-82, com o único diferencial no menu TXP, pois apresenta um nível médio de potência de transmissão, além dos níveis alto e baixo. O nome do rádio não tem relação com a potência. É um rádio de 5w.


VHF - low - potência média de 0,7w - 0,8w.
VHF - mid - potência médio de 2w.
VHF - high - potência médio de 5w.

UHF - low - potência média de >2w.
UHF - midpotência média de 3w.
UHF - highpotência média de 6w.

O talkabout da Motorola tem 0,5w. Para utilizar sem COER só até 0,5w.
Quanto menor a potência, maior a autonomia. Potência é Tensão x Corrente. Se a bateria é igual a dos outros e esse rádio tivesse mais potência, a bateria duraria muito menos.

Funções Básicas

SQL (menu 0): a (onda) portadora vem repleta de ruído. O Squelsh separa frequências audíveis de portadoras ruidosas. No menu pode-se definir o Squelsh padrão. Ao pressionar o botão [MONI] (que é o [=] ao lado do rádio) o Squelsh é desativado (nível 0) e o rádio não filtra o ruído. Com Squelsh no nível 0, o rádio FM deixa de funcionar, pois é como se o rádio estivesse sempre em recepção. Em alguns aparelhos só funcionam os níveis 0 e 1.

STEP (menu 1): define o passo (step) entre as frequências. A faixa (range) de frequências de fábrica é: 136Mhz - 174Mhz para VHF (pode ser expandido para o limite de 128Mhz - 176Mhz usando o CHIRP) e 400Mhz - 480Mhz para UHF (pode ser expandido para o limite de 384Mhz - 524Mhz usando o CHIRP). O passo (step) ideal é de 5Khz para as frequências na faixa de 136Mhz - 420Mhz e 12,5Khz para as frequências na faixa de 420,001Mhz - 480Mhz.

TXP (menu 2): serve para selecionar a potência de transmissão do rádio (transmission power), pode ser low, mid, high. Ela não é definida para todo o rádio, apenas para a linha selecionada (linha A e/ou B). Funciona tanto para modo frequência quanto para o modo canal. Não é possível mudar a potência no quando no modo TDR em versões antigas do rádio. O botão [#🔑] é um atalho para fazer essa troca.

VOX (menu 4): dispensa o uso do botão PTT para transmitir, pois ele detecta automaticamente o início da comunicação. O número que selecionar neste menu define a sensibilidade da detecção.

WN (menu 5): é sobre largura de banda (wide band). Transmissão NARROW (sofre menos interferência, mas não tem mesma qualidade e o volume é mais baixo) e WIDE (recebe mais picotes/interferências se a distância é grande, mas tem mais qualidade). Não aumenta alcance, mas gera a possibilidade de sinal chegar com mais qualidade. Quanto mais distante mais perda de qualidade no sinal, e nesse caso deve usar um NARROW.

TOT (menu 9): limita o tempo (em segundos) de transmissão do rádio, para economia de bateria ou para evitar conversas longas.

VOICE (menu 14):
 define o idioma da voz.

MDF-A (menu 21), MDF-B (menu 22): determina como serão exibidos os canais da linha A e linha B, pelo nome, pela frequência ou pelo número do canal. A opção name só está disponível se os nomes dos canais forem gravados pelo CHIRP.

BCL (menu 23): impede que o PTT funcione se naquela frequência você já estiver recebendo uma comunicação, ou seja alguém já estiver falando. Não funciona em canais, só em modo frequência.

AUTOLK (menu 24): muito útil para ninguém mudar a frequência de um rádio sem querer. Vai travar as teclas frontais do rádio. Trava 8 segundos depois de configurado (ou depois de parar de teclar). Os botões laterais continuam funcionando. Para destravar pressiona o botão [#🔑] por alguns segundos.

SFT-D (menu 25), OFFSET (menu 26): define um offset para o canal de escuta. Pelo menu 25 se define uma direção (shift direction), para + ou −. E pelo menu 26 se define o offset com a diferença de frequência entre escuta e transmissão. Apesar da frequência de escuta diferente em dois rádios você consegue comunicar. Cria um tipo de segurança na conversa.

MEM-CH (menu 27): permite gravar frequências em canais. Para funcionar é necessário estar no modo frequência com o valor selecionado na linha A. Os canais sem 'CH' na frente estão livres para gravação.

DEL-CH (menu 28): permite limpar frequências gravadas em canais. Pode navegar com a setinha ou digitar o canal. Os canais com 'CH' na frente estão gravados.

ROGER (menu 39): dar sinal que a comunicação terminou. Em estações fixas usam a palavra CAMBIO. Quando solta o PTT (push to talk) o rádio da um bip.

SCAN (botão *): faz o scaneamento de frequências e/ou canais. No CHIRP a coluna skip permite que alguns canais não serão escaneados. Quando o rádio FM está ligado, a função SCAN faz a procura das estações de rádio FM.

Funções Avançadas, Estéticas ou Pouco Usadas

SAVE (menu 3): ajuda na economia (save) de bateria pois é possível definir alguns milissegundos para a recepção do rádio ficar inativa, depois liga automaticamente novamente. Depois que a comunicação parar a economia é ativada em 9 segundos.

ABR (menu 6): tempo que o a luz do display fica ligado, em segundos. Também define o tempo para voltar ao rádio FM.

TDR (menu 7): possibilita escutar as duas linhas de frequência ao mesmo tempo. Fica um S (dual watch) na parte de cima do display. Pode-se definir pelo menu 34 qual dos canais vai ser usado para falar. Desligar essa função enquanto faz gravação de canais manualmente. Desliga automaticamente enquanto acontece o SCAN de canais.

BEEP (menu 8): habilitar os sons do teclado. Em algumas versões antigas, desligando o BEEP a outra pessoa não te escuta, o rádio fica mudo.

R-DCS (menu 10), R-CTCS (menu 11), T-DCS (menu 12), T-CTCS (menu 12): ajusta as configurações de subtons, para conseguir trabalhar numa frequência saturada. Ao enviar mensagens segue um subtom junto com a sua voz. O outro rádio filtra esse subtom e escuta, se não tem o subtom não passa (é tipo o filtro feito pelo squelch). Todos que estiverem sem subtom escutarão as conversas, pois não tem filtro. DCS é um código digital, pouco usado. R é recepção, T significa transmissão. Só vou ouvir quem tiver na mesma frequência e mesmo subtom. Os talkabout da Motorola usam isso.

ANI-ID (menu 15): só é usado para consultar o ANI-ID. Esse ANI-ID pode ser alterado no CHIRP, no campo ANI CODE. Esse código é enviado ao ligar o alarme.

DTMFST (menu 16): diretamente ligado ao menu PTT-ID. Pode ser usado para gerar comandos DTMF para transmitir e controlar uma repetidora, por exemplo. Opção DT-ST não escuta o PTT-ID, permite ouvir os códigos digitados depois. Opção ANI-ST desliga o som ao teclar, mas continua sendo transmitido. Opção DT+ANY escuta tudo no rádio que está transmitindo.

S-CODE (menu 17): tem 15 códigos, que serão enviados no PTT-ID. Podem ser modificados no CHIRP em DTMF Settings.

SC-REV (menu 18): determina como vai se comportar o SCAN. Opção TO (time operation) para na frequência por um tempo e depois segue o scan. Opção CO recomeça o SCAN quando o sinal ativo desaparecer. Opção SE para o scan ao achar a primeira frequência ativa.

PTT-ID (menu 19): identificação de PTT é um recurso de chamada seletiva, manda uma série de códigos DTMF, antes de liberar a voz. Opção BOT (BEGIN OF TRANSMISSION) envia no início, OFF não manda, BOTH manda antes e depois e EOT (END OF TRANSMISSION) manda no final. Os rádios Baofeng só tem os encoders e não os decoders.

PTT-LD (menu 20): tempo entre pressionar o PTT e enviar o PTT-ID. É bom botar um tempinho para quem for escutar não perder o início do sinal.

WT-LED (menu 29), RX-LED (menu 30), TX-LED (menu 31): definir a cor do display nas três situações (espera - WAIT, recebendo - RX e transmitindo - TX).

AL-MOD (menu 32): modo SITE (todo sinal de luz e áudio fica só localmente, não é transmitido) e modo TONE (transmite o áudio do alarme na frequência), modo CODE (transmite na frequência um código DTMF ao acionar o alarme).

BAND (menu 33): selecionando VHF coloca a frequência em 136Mhz. Caso seja selecionado VHF define a frequência inicial como 400Mhz.

TDR-AB (menu 34): ao fazer um escuta dupla, define a linha prioritária ao acabar o sinal. Só funciona se TDR habilitado.

STE (menu 35): Liga ou desliga a desativação do rabo do squelch (squelch tail eliminate) em comunicação direta. Não desliga o ROGER. Por padrão está ligado, ou seja sem rabo de squelch.

RP-STE (menu 36): Liga ou desliga a desativação do rabo do squelch na comunicação com repetidora.

RPT-RL (menu 37): Retarda em alguns segundos a função do menu 36.

PONMSG (menu 38): define se a mensagem inicial (configurada no CHIRP) será ou não mostrada ao iniciar o rádio. 

RESET (menu 40): a opção VFO reseta todos os menus e as frequências das linhas A (fica menor frequência VHF aceita pelo rádio, canal 0) e B (maior frequência de UHF aceita pelo rádio, canal 127). A opção ALL reseta tudo mesmo. Pelo CHIRP é possível remover o menu 40, para não permitir que pessoas removam (RESET Menu).

R-TONE (menu 41): tom para trabalhar com repetidora, pode ser relacionado com a questão de chamadas seletivas. É um item muito antigo e está em desuso no Brasil e nos EUA. O som é executado ao pressionar o botão PTT e depois o botão [CALL] (que é o [−] ao lado do rádio).

Display do UV-9R Plus

* igual ao do UV-82HP

Truques:

1) para ver a Versão do firmware ligar o rádio com o botão [3 SAVE] (exemplo Ver NT5101). Para ver a Data de produção ligar o rádio com o botão [6 ABR] (exemplo: 170725N, que significa 25/07/2017). A segunda linha desta função mostra um código, que pode ser modificado, no programa CHIRP, menu Other Settings, 6+Power-On Message 2.

2) o botão [laranja] interrompe processamento de várias funções (por exemplo um SCAN) ou aciona Rádio FM. O botão [CALL] (que é o [−] ao lado do rádio) também aciona o rádio FM. Se pressionado aciona um alarme. O botão [MONI] (que é o [=] ao lado do rádio) aciona lanterna e se clicado 2 vezes aciona o modo strobo. Se pressionado desliga o squelch.

3) para anternar entre os modos Frequência e Canal, o rádio deve ser ligado com o botão [MENU] pressionado. Será falado qual o modo está iniciando.

4) o botão [EXIT] troca a linha (linha A ou B). Também é usado para sair do menu sem salvar.

5) Travar as teclas frontais pressionando o botão [#🔑] por alguns segundos. Para destravar a mesma coisa.

6) É possível escanear subtons CTCS, para falar com um talkabout por exemplo. Ir no R-CTCS (menu 11), colocando na primeira frequência disponível (76 MHZ), confirmando. O sitema volta ao menu 11 e então você aperta o scan. Vai localizar a frequência do talkabout.

7) Áudio de LOW VOLTAGE, significa que a bateria está terminando. Para ver informações da bateria, pressione o botão [0 SQL]. Aqui no meu rádio apareceu DC7.3V (quase cheia).

9) Para otimizar o alcance e o desempenho, botar menu TXP em HIGH. Depois basta escolher a melhor faixa de operação:
  • Dentro do VHF usar a faixa dos 2 metros. 
  • Operar entre 144Mhz e 148Mhz é onde tem um maior ganho.
  • Tem mais qualidade e menos qualidade de propagação.
  • Dentro do UHF, usar a faixa de 70 centímetros.
  • Operar entre 430Mhz e 440Mhz.
  • Capacidade de propagação em ambientes hostis maiores (prédios, morros, montanhas).

CHIRP

O CHIRP uma ferramenta livre para configurar seu rádio amador. Suporta uma vasta gama de modelos. Permite ajustar várias configurações, além de fazer backup das configurações iniciais, para usar em um eventual problema. Para usar este programa é necessário um cabo que conecte o rádio ao computador.


Outros vídeos

Um comentário:

  1. Olá, recentemente comprei um uv9R Plus e ao fazer o desbloqueio pelo Chirp ele só aceita baixar até 130, não desce mais, parece travado de fábrica. Existe algum modo de contornar isso?

    ResponderExcluir