28/07/2014

Entendendo as coisas... Foz, Delta, Estuário, Barra, Baía, Cabo...

Muitas vezes, nas conversas ou nos planejamentos de algumas remadas, escutava alguns termos que não compreendia ou não tinha certeza do significado. Desta forma, resolvi pesquisar e compartilhar o que encontrei... pode ser que seja útil para alguém!

Foz

A foz ou desembocadura é o local onde um corpo de água fluente, como um rio, desagua em outro corpo de água que pode ser outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar, ou mesmo o oceano.
Há três tipos de foz fluviais: o estuário, em forma de funil, como a foz do Rio Congo; o delta formado por um leque de canais e ilhas, como a do Rio Nilo; e a foz mista, com algumas ilhas laterais, mas com uma foz larga, como é o caso do Rio Amazonas.

Delta

Um Delta é a foz de um rio formada por vários canais ou braços do leito do rio. Esse tipo de foz é comum em rios de planícies, devido à pequena declividade e, consequentemente, pequena capacidade de descarga de água, o que favorece o acúmulo de areia e aluviões na foz do rio.
Um caso típico é o delta do rio Nilo, no Egito, que tem a forma de um leque ou triângulo - que é a forma da letra grega maiúscula com este nome (Δ), de onde provém esta designação. No entanto, a forma do delta depende da topografia da planície costeira onde o rio vai desaguar. Nem todos os deltas se situam em costas marítimas.

(Delta do Rio Camaquã)

(Delta do Rio Nilo)

(Delta do Rio Níger na Nigéria)

Estuário

Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.

As zonas entremarés são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zonas cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas.

Do ponto de vista da ecologia e da oceanografia, um estuário é uma região semi-fechada do oceano influenciada pelas descargas de água doce de terra, quer seja um ou mais rios, ou apenas da drenagem do continente.

(O rio da Prata é o estuário criado pelos rios Paraná e Uruguai)

Cabo

Um cabo é um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente. Um cabo muitas vezes exerce influência sobre correntes costeiras e outras características oceanográficas de seu meio. Um cabo, portanto, é uma península estreita.

Alguns cabos são especialmente famosos denotando pontos importantes dos continentes ou ilhas em que se situam.

(Cabo da Boa Esperança)

(Cabo da Boa Esperança)

(Cabo Horn)

Baía

Baía é uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, em oposição a um cabo. O golfo é uma baía de grandes dimensões como o golfo de Sidra. As baías detiveram e detêm importância econômica e estratégica uma vez que são, normalmente, locais ideais para construção de portos e docas. Reentrância da costa litorânea por onde o mar avança para o interior do continente.

(Baía de Guantánamo)

Enseada

O termo enseada deriva da palavra seio e/ou seno e refere-se a um recorte da linha costeira, o qual forma uma pequena baía. É uma reentrância aberta da costa em direção ao mar, limitada por dois promontórios (porções mais elevadas).

Barra

Barra é uma formação geológica que pode ocorrer nas desembocaduras de canais, estreitos, estuários, rios e outros cursos de água, devido à acumulação de material de aluvião, paralelo à costa, na linha onde a corrente do curso de água e a do corpo onde este desemboca se equilibram. Neste ponto, é comum haver uma linha de rebentação, devido à diminuição da profundidade. Algumas barras podem formar ilhas, penínsulas.
No Brasil além da barra do Capibaribe, podemos citar como importantes a Barra da Tijuca (formação insular de acordo com alguns mapas) e a barra do São Domingos (formação peninsular). Outras belas barras se situam em Pipa (formação de maceió) e Bombinhas (complexa formação de istmos e ilhas residuais do platô local).
Muitas vezes, também ocorrem formando faixas de material que podem consistir de areia ou uma mistura de materiais, conforme a composição dos solos de onde provêm os cursos de água. Alguns destes acúmulos podem constituir as restingas. Também se chamam barras às entradas estreitas dos portos, freqüentemente obstruídas por este material aluvional, ou à foz de cursos de água.




Istmo

Um istmo é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra.


(Istmo de Corinto)

Canal

Uma passagem escavada na terra por onde se conduz a água para conectar dois rios, lagos ou mares. Também é um estreitamento natural do mar.

(Canal ligando a Lagoa Itapeva a Lagoa dos Quadros)

(Canal da Mancha)

Fiorde

Fiorde é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. Os fiordes situam-se principalmente na costa oeste da península escandinava onde são um dos elementos geológicos mais emblemáticos da paisagem, e têm origem na erosão das montanhas devido ao gelo.

Península

Península (do latim pæne, quase e insula, ilha) é uma formação geológica consistindo de uma extensão de terra que se encontra cercada por água por quase todos os lados, com exceção da porção de terra que a liga com a região maior, designada por istmo. Por exemplo, diz-se Península Ibérica para designar a região constituída pela Espanha e por Portugal, ligada à Europa pelos Pirenéus. Também se pode dizer que uma península é um braço de terra que avança pelo mar, ligando-se ao resto do continente pelo istmo.

(Península da Baixa Califórnia)

(Península Valdés)

Estreito

Um estreito é um canal de água que une dois corpos aquosos (oceanos, mares) e separa duas massas de terra. Os estreitos fazem por vezes parte de rotas comerciais importantes e por isso têm relevância estratégica, do ponto de vista econômico e militar.
Um estreito pode ser visto como o negativo de um istmo, a ligação entre duas massas de terra, e é análogo de um canal, embora esta expressão possa ter outros significados. É um sinônimo relativo de canal.

(Estreito de Magalhães) 

(Estreito de Bering)

(Estreito de Gibraltar)

Rio

Cursos de água permanentes e regulares, ou seja, que não secam, e que recebem as águas de outros rios chamados afluentes; nascem geralmente nas montanhas, descem para a planície e desembocam nos lagos, nos oceanos ou em outros rios.

Fontes:

- http://pt.wikipedia.org
- http://www.junior.te.pt/

14 comentários:

  1. Muito bom!!! Ficaria ainda melhor se todas as fotos fossem identificadas... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!Tudo que eu nunca aprendi em sala de aula ,conheci aqui.Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Encontrei aqui precisamente o que andava à procura para um trabalho de legendagem. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Andava exatamente à procura deste tipo de informação para um trabalho de legendagem. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Muito instrutivo e esclarecedor.Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Só faltou realmente marcações dos detalhes que diferenciam um do outro, mas muito boa a explicação mesmo assim.

    ResponderExcluir