26/02/2023

Só Remando - Expedição Interior - Dia 15 - Tão bom quanto partir é chegar...

21/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


O dia iniciou bem fechado, cinza, com uma chuva fraquinha e com pouquíssima visibilidade. Estava perto da água, então toda a arrumação das tralhas foi mais fácil. Tomei um café. Depois guardei a barraca molhada mesmo dentro do caiaque, sem aquela preocupação, pois não iria mais usar ela... Era o último dia de remada. 

Calculei no celular a melhor rota - a menor - como não tinha vento, então a única variável a ser considerada era realmente a distância. 

Liguei o Strava e junto com a bússola fui acompanhando para saber se estava indo na direção da Ilha Chico Manuel. Depois de um tempo, e alguns kms, ela ficou mais visível e consegui seguir apenas pela navegação visual. O canal de navegação passa bem perto da ilha e um navio passou bem perto de mim.


Um destilado para brindar o último dia de remada.


Só Remando - Expedição Interior - Dia 14 - Zé da Praia até a Ponta Escura - Voltei pro Guaíba

20/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Ao acordar, eu escutava as ondas fazendo bastante barulho, mas resolvi sair da barraca e encarar o dia. Tinha muita vontade de chegar no final do dia e estar sendo banhado pelas águas do Guaíba, para que no próximo dia a jornada fosse teoricamente mais abrigada e suave. Mas além de vontade, tinha também muita dúvida se seria possível...

Arrumei minhas coisas, desci o morro e botei o caiaque na água. Depois de passar as ondas, reparei que existem sons que escutamos na terra, parados. Que depois que entramos na água desaparecem. Acho que é uma metáfora para a vida, muitos sons só ecoam quando estamos parados. Quando estamos em movimento eles já não são percebidos.

Desde o início do dia eu conseguia ver o Morro da Formiga e nem sei se isso era algo bom ou ruim. 



Só Remando - Expedição Interior - Dia 13 - Arambaré até a Praia de Fora, lestão roncando

19/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Saí cedo já sabendo que o vento Leste iria atuar mais forte a partir do meio da manhã. Eu queria fazer o mais rápido possível todo o trecho até o Pontal Santo Antônio, para que quando o vento apertasse mesmo, eu já estivesse rumando pro Norte. Deu certo, apesar de fazer a travessia do Saco de Tapes bem lento, o vento ainda não estava insuportável.

Depois da travessia, fui remando de boas, evoluindo para o Norte.


Só Remando - Expedição Interior - Dia 12 - Rio Camaquã até Arambaré

 18/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos




Só Remando - Expedição Interior - Dia 11 - Feitoria, SLS e quase na boca do Rio Camaquã

 17/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Ao acordar pensei na sorte que tive em conseguir ficar na casa, durante aquele grande temporal...

Ainda no patio da casa do Zezé, fiquei pensando se seria possível remar com todo aquele vento, se não seria arriscado demais. Resolvi testar, arrumei tudo e fui pra água, estava bem frio e o dia cinza. Fui remando, sem parar até chegar em São Lourenço do Sul. 


Só Remando - Expedição Interior - Dia 10 - Feitoria e abrigado/obrigado Piratas do Remo

 16/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Saí de casa e peguei carona até a Prowind, falei com o João e ele me ajudou a carregar o caiaque. Arrumei tudo e sozinho, parti rumo ao famoso Barro Duro ou Balneário dos Prazeres. A lagoa já dava sinais que havia acordado com o pé trocado...


Só Remando - Expedição Interior - Dia 9 - Day off no Laranjal

15/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Dia parado, no Laranjal. Aproveitei o dia para reorganizar as coisas, ficar um pouco com a família...

Só Remando - Expedição Interior - Dia 8 - Madrugadão, remada noturna, WindPlace, Prowind

14/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Com o celular de hora em hora despertando para verificar a maré, pelas 3 da madrugada a água estava muito próxima da barraca. Desmontei ela, guardei, botei colete e saia, e saí para navegar, em direção a costa, mais especificamente, na direção das luzes (das casas e das redes de camarão). A lua cheia estava me ajudando um pouco e o vento era pouco ou quase nada.



Fui remando, lentamente, preocupado com alguns trovões e o mau tempo que eu conseguia ver pro lado de Rio Grande. Minha preocupação era ficar nublado e perder a luz vinda da lua. Cheguei na curva do Retiro, depois segui mais lentamente ainda para São José do Norte. Até pensei em parar e acampar, mas me sentia confortável dentro do caiaque. Não adiantava acelerar, pois só faria a travessia com o mínimo de visibilidade: no caso, que as outras embarcações conseguissem me ver...

Pelas 5 da manhã, estava eu quase no terminal do catamarã que faz o transporte SJN - RG. Fiquei ali, abraçado numa poita, esperando o dia clarear, para que a travessia fosse mais segura. Tendo sinal no celular, instalei um aplicativo que fazia a lanterna do celular piscar a cada 2 segundos, botei o celular com a luz piscando dentro de um pote estanque branco e deixei o pote no convés do caiaque. Pronto, meu barco tinha luzes piscantes de sinalização, para fazer uma travessia mais segura.

Pelas 5:30, com o dia começando a clarear em SJN, comecei a travessia. Tinha certa pressa, pois o tempo estava cada vez mais fechado. Na travessia, o canal de navegação é muito bem sinalizado, garantindo um certo conforto. Logo, estava perto da ilha dos Marinheiro, segui em direção a WindPlace, cuidando principalmente com os vários bancos de areia. 

Tinha combinado com o Castilha, que ficaria aquele dia na WindPlace, mas minha ideia era chegar no meio da tarde. Antes das 8 da manhã estava lá, conversei com o caseiro Thales, pedi uma chave de fenda para trocar as pilhas do SPOT, e resolvi tocar para Pelotas, mesmo cansado, para passar o dia com a família e amigos.



O trajeto para Pelotas foi cheio de preocupação, bastante vento contra, muitos bancos de areia no caminho, principalmente entre a Ilha dos Marinheiros e a Torotama. Além disso, dois temporais passaram muito perto de mim.

Sobre os temporais, situação complicada: queria remar rápido para me abrigar em algum canto, na Torotama haviam várias casinhas. Ao mesmo tempo que não queria me afastar da margem, para ficar mais próximo da terra e poder sair da água rápido, o baixo nível de água não permitia que eu conseguisse remar, pois a pá do remo nem entrava toda na água, obrigando o remo a entrar quase de lado na água. Situação complexa, precisar remar mais rápido e não conseguir...


Quase no Saco do Silveira, escuto gritos vindos da margem, era o Joel, me esperando para remar os últimos kms até Pelotas. A presença dele foi o incentivo que faltava para navegar contra o vento os últimos 10 km. Conversamos bastante (escutei mais que falei, obviamente...). Chegamos no trapiche do Laranjal, meu pai estava lá esperando...





Conversamos bastante, combinamos um churrasco para mais tarde na Prowind. Depois o pai me auxiliou a levar os equipamentos para casa. Estava em Pelotas e como havia antecipado o trajeto RG-PEL, decidi fazer um dia off...

Só Remando - Expedição Interior - Dia 7 - Estreito, Restaurante Fechado e dormindo na Ilha alagada

13/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos




Acordei com tiros... Não me assustei pois não identifiquei que eram tiros... Mas depois vi o pessoal caçando uns marrecos nesse laguinho que ficava logo depois da minha barraca. Depois que eu vi eles e eles me viram, ficou tudo ok...


Só Remando - Expedição Interior - Dia 6 - Passagem pelas Ruínas do Bojuru

12/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Iniciei o dia com uma travessia até as ruínas do antigo Farol do Bojuru. Acho que foi algo perto de 10 km. Lá tudo calmo, principalmente devido a proteção dos bancos de areia. Consegui documentar bem o lugar.


Só Remando - Expedição Interior - Dia 5 - Passagem por Tavares, Capão da Marca e dormindo numa trilha de Jeep

11/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Então tudo certo na madrugada, noite boa, sem chuva...


Só Remando - Expedição Interior - Dia 4 - Passagem pela Caieira, Porto do Barquinho e pelo farol Cristóvão Pereira

10/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos



Logo cedo, passei pela bolanta do João Braga, totalmente fechada, praticamente no Pontal São Simão. Fiz a curva no pontal, tendo que arrastar um pouco o caiaque. 

Só Remando - Expedição Interior - Dia 3 - Será que ainda existe a bolanta do João Braga?

09/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Na imagem abaixo é possível ver a distância que fiquei da água: foi a minha sina...


Dia iniciou cinza, com ventinho favorável... Remei até uma puxada de água, onde subindo num morro de areia consegui sinal de celular.


25/02/2023

Só Remando - Expedição Interior - Dia 2 - Não quero chegar nem perto da Varzinha

08/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Acordei bem cedo novamente, com o objetivo de ver se tudo está OK no acampamento. Na minha cabeça pensava que se acordasse cedo, existiam poucas chances de estar passando alguém por aquelas bandas. 

24/02/2023

Só Remando - Expedição Interior - Dia 1 - Preciso sair do Guaíba

07/02/2023 - Relato de uma expedição solo de caiaque pela Lagoa dos Patos


Acordei cedo, pensativo, tomei um rápido café, botei o caiaque no carro e dirigi até a rampa de jet skis que fica perto de casa. Havia combinado com meu amigo Abel, para me ajudar na função inicial. Descarreguei as tralhas e preparei todo o caiaque, para que ele não precisasse aguardar muito, quando chegasse. Já havia testado a carga nos compartimentos, bastava apenas saber se o caiaque iria flutuar.