28/02/2016

Expedição Graxaim pela Lagoa Mirim - Remando e caminhando... chegando no Farol da Ponta Alegre

4º dia - 12/01/2016

A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar.
Érico Veríssimo

Foram 40km neste dia.

Levantei cedo, só para tirar algumas fotos do nascer do sol na Lagoa Mirim. Estava um pouco frio e acabei saindo enrolado no saco de dormir. Vi o nascer do sol, tirei algumas fotos e, como eu já sabia que o Anderson não iria levantar naquele momento, voltei para a barraca e peguei no sono novamente.

Era o nosso 1º dia na Lagoa Mirim... trecho desconhecido, tudo novo... estávamos empolgados e felizes por termos saído do Canal São Gonçalo... a remada parecia (e realmente estava) mais leve. A Lagoa estava calma, nos dando as boas-vindas.

Depois de remar por várias horas, no meio da tarde chegamos na Praia do Pontal, pertencente ao município de Arroio Grande. Lá é uma mistura de camping com praia... não sei bem se é uma área particular ou pública... Conversamos um pouco com o pessoal que estava lá na beira, tiramos umas fotos com a criançada, tentamos fazer contato telefônico mas não rolou...

Aproveitamos para descartar o lixo, descansar um pouco, tomar um banho na Lagoa, comer uma torrada, tomar uma cerveja e reabastecer a água (tivemos que comprar água em garrafas, pois não existia água potável lá).

Como podemos ver no mapa, fizemos uma quilometragem bem maior, só para conhecer a Praia do Pontal... mas valeu a pena... vai saber quando iremos lá novamente!!!

Seguimos em direção a Ponta Alegre... Então o vento Leste começou a bater na proa e diminuir o ritmo da remada... Passamos por algumas ilhas que existem entre a Praia do Pontal e a Ponta Alegre. Nestas ilhas não existe nenhum lugar para acampar... É tudo junco e banhado, ainda mais com a Lagoa bem alta... No entanto, tudo isso já estava mapeado...

Sabíamos que a parada seria depois da Ponta Alegre... onde tinha areia e poderíamos acampar... Paramos logo depois da curva... Escolhemos um lugar que tinha uma árvore perto da água... Sempre é bom ter uma árvore por perto, seja para esticar as roupas ou amarrar a barraca. Com o vento batendo, resolvemos colocar a lona em cima da barraca...

Faltavam ainda 5 km para chegarmos ao Farol da Ponta Alegre.

5º dia - 13/01/2016

Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande.
Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.
Martin Luther King

O sábio teme o céu sereno; em compensação, quando vem a tempestade
ele caminha sobre as ondas e desafia o vento.
Confúcio

Foram 5km neste dia.

Cedo da manhã, não havia nada de vento. Continuamos dormindo tranquilamente... lá pelas 8 horas o vento começou e não parou mais... Foi o dia todo, um vento muito forte vindo do quadrante sul. Com ele vinham as ondas... Tentamos remar, juro que tentamos... mas não teve jeito. Tivemos que carregar os caiaques por 5 km até chegarmos ao Farol da Ponta Alegre. Com aquele vento, o Farol era nossa única chance de montar um acampamento um pouco mais abrigado do vento...

Pode até parecer fácil puxar os caiaques, mas com as ondas batendo, seguido o caiaque enchia de água... e as vezes chegava a virar. Como puxávamos bem pela beira, muitas vezes o barco ficava encalhado...

O farol não é bem na beirada da lagoa. Chegando lá, deixamos os caiaques mais perto da água e só carregamos as coisas que realmente iríamos precisar. Montamos a barraca atrás do farol, perto de uma mureta... o vento continuava forte...

Era hora de subir no farol para conhecer o famoso Farol da Ponta Alegre.

No final de tarde, eu subi novamente, queria ver o sol morrendo no horizonte, lá de cima... Foi o único lugar onde o celular tinha sinal da Vivo #pegabem.

Neste dia não remamos... apenas caminhamos com os caiaques... foram os 5 km mais longos e cansativos de toda a expedição... Mas a gente sempre falava: temos que andar para frente... e foi isso que fizemos.