01/02/2016

Expedição Graxaim pela Lagoa Mirim, no Diário Popular

09 de Janeiro de 2016 - 19h04


Por: Sérgio Lemes
sergio.lemes@diariopopular.com.br

Os remadores Anderson Cardoso e Pablo Grigoletti iniciaram na manhã deste sábado (9), no Trapiche, a sua longa jornada ao redor da Lagoa Mirim. Ao total, o percurso que a dupla fará em caiaques possui 680km. Eles foram acompanhados de Joel Ramos e Gustavo Feldman. Porém, estes dois remarão “apenas” 200km.


Nesta viagem, ambos saíram do Laranjal, passarão pelo São Gonçalo, até chegar a Lagoa Mirim, onde percorrerão todo o contorno dela. A previsão é que o trajeto termine entre 15 e 20 dias. Em média, eles remam 30km por dia. “Depende muito como está o vento”, afirmou Cardoso. Esta será a 1ª vez que remadores da região percorrerão uma distância tão longa.

Em janeiro do ano passado, a dupla já havia percorrido 620km na Lagoa dos Patos. Nela, eles passaram por Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares, Viamão e Porto Alegre. “Naquela época, também foi algo inédito. Tanto que saiu até em uma revista nos Estados Unidos”, completou Anderson.

Nesta viagem, eles levaram 18 dias para completar o percurso. “Foi um mês extremamente chuvoso. Pegamos seis temporais, o que nos prejudicou muito. Espero que agora o tempo nos ajude e que a gente consiga remar com tranquilidade”, completou.

História no caiaque
Com 23 anos, Anderson começou a remar desde 2010. Natural de Cristal, o funcionário público conheceu o caiaque a partir de um ex-vizinho. “ Depois da 1ª vez, me apaixonei. Se eu pudesse, passaria muito mais tempo dentro das águas. A sensação de liberdade é muito boa. Além disso, a adrenalina é indescritível”, completou.


Após a “estreia”, Cardozo logo tratou de adquirir seu próprio equipamento: um caiaque oceânico de cinco metros, utilizado nos percursos anteriores. Para esta viagem, ele comprou um novo, modelo Santa Cruz, um dos melhores do mercado, que é maior e mais veloz que o seu antigo. “Ele não tem tanta capacidade de carga como o outro, mas seu rendimento é superior. Acredito que a viagem renderá muito mais”.

Assado em Tavares
Entre as diversas histórias ocorridas na viagem passada, Anderson fala com carinho da cidade de Tavares. Após pararem na beira da Lagoa, a dupla foi perguntar se haveria algum mercado próximo para uma moça que estava banhando-se. Porém, ela ficou com medo e acabou fugindo.

Para a sorte deles, um homem que estava próximo os informou que não haveria nenhum. Mas após algumas perguntas, houve um convite inusitado. “Depois que falamos para o senhor que vínhamos de Pelotas em um caiaque, o seu Ismael ficou impressionado. Disse que éramos loucos e que estávamos convidados para o churrasco de almoço. Fomos superbem tratados por ele e pela família, além de comermos muito bem”, brincou, acrescentando que normalmente recebem este bom tratamento das pessoas por onde passam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário