14/03/2015

Expedição Lagoa dos Patos 360º: 13º dia - Praia de Fora de Itapuã - Farol de Itapuã - Barba Negra - Praia de Fora do Pontal de Tapes

(Foram 50 km, da Praia de Fora de Itapuã, passando pela Praia do Tigre, Farol de Itapuã,
Praia da Sepultura, Ilha do Barba Negra, numa travessia até Praia de Fora de Tapes)

Dia 13 (16/01/15): Saímos da Praia de Fora, depois de desmontar acampamento... O dia estava muito bom para remar... umas marolas dando um embalo a cada remada...

(Foto tradicional do Anderson...)

Passamos pela praia do Tigre, onde paramos para tirar algumas fotos...

Depois pela famosa pedra que tem uma argola cravada, que foi usada na Guerra dos Farrapos, para amarrar barcos.

(Pequena saliência em cima da pedra mais a esquerda... argola da época da Revolução Farroupilha)

Fomos em direção ao Farol do Itapuã, onde estava pescando o seu Paulo, responsável pelo Farol naquele dia... disse que poderíamos desembarcar, mas fotos apenas da água...

Depois do Farol, uma travessia de 8 km até o Morro da Formiga... Neste dia, com o vento ajudando, rapidamente ultrapassamos o Morro e paramos na praia da Cruz (ou Praia da Sepultura).

Saímos da praia e fomos na direção da Ilha do Barba Negra, uma travessia de 4 km. Fizemos todo o lado externo da Ilha, paramos na sua ponta Sul, por onde almoçamos... Na parte que passamos, nada pra ver...

(Ponta Norte do Barba Negra)

(Lado externo do Barba Negra)

(Depois do almoço, hora de dar um até logo pro Barba Negra. Ponta Sul da Ilha.)

Depois remamos rumo ao ponto mais distante que conseguíamos ver... nem passamos perto das Bolantas da Panelinha... Paramos quase na frente do Zé da Praia... Uma puxada de 50 km neste dia.

Alcançamos a linha de Tapes no final da tarde, um local muito bonito com areias brancas. Nosso sentimento de ânimo veio a tona, pois estávamos remando pra casa e o dia tinha rendido muito bem.... O parceiro Anderson estava tranquilo e feliz novamente...

Ainda teríamos que remar uns 17 km até chegar no Ponta do Santo Antônio no Pontal de Tapes...

Para quem não conhece muito aquela região, o amigo Rodrigo Ventura publicou um mapa interessante...

Na madrugada, os Graxains invadiram o acampamento e fizeram bagunça nas sacolas de lixo...