20/04/2020

Remada Águas de MARço - da baía de São José até a Guarda do Embaú

15/MAR/2020 - Domingo - da baía de São José até a Guarda do Embaú

Outro dia espetacular começava na nossa jornada. Muitas opções, poucas certezas. Pensamos nas opções do dia que eram: parar em Naufragados, parar na Pinheira ou finalmente na Guarda do Embaú.

Não acordamos muito cedo, lá pelas 7:30. Tomamos um bom café, oferecido pelo Davi, incluído na diária. Nesse momento o Malex já estava por lá. Eles dois iriam remar um trecho junto com a gente, num Orca Duplo. Fomos levar as coisas para a beira da baía de São José, de carro (que alegria). No início da remada tivemos que fazer alguns ajustes nos finca-pés do duplo, mas depois foi de boa... Depois de quase 2 horas de remada, a gurizada decidiu voltar... Iriam pegar uma ventarola contra...
Despedidas e cada um seguiu seu rumo... nós pro sul, eles voltando pro norte. Estava bem divertido remar com eles.

Estávamos remando mais perto do continente, quando eles decidiram voltar nós decidimos atravessar para o lado da ilha, para ficarmos mais protegidos do vento e ondas... Passamos bem na frente da Ilha do Ilha do Largo e fizemos uma parada em Caiacanga. O vento estava forte naquele momento. Uma prainha bem calma, com alguns moradores descansando na beira do mar, brincando com bebês e cachorros.

]

Seguimos em direção a Naufragados, costiando a ilha. Estava preocupado com a saída em Naufragados, mas a água estava muito calma, parecia um lagoão. Pensamos em parar na Fortaleza Nossa Senhora da Conceição, mas não encontramos ponto para desembarcar. Seguimos remando e decidimos ir até a Guarda do Embaú.

Passamos pelo Vale da Utopia, próximo aos costões, que faziam uma confusão nas ondas. Lembro que a água estava bem gelada naquele momento. Sem dúvida, é um dos trechos que mais me marcaram, entre a Pinheira e a Guarda...

Chegamos na Guarda do Embaú no final da tarde. Estava lotada. Entramos pelo Rio da Madre e paramos bem na frente da rua da pousada Maktub. Em alguns minutos chegou nosso grande amigo André Issi.

Foram uns 37 km até chegar na Guarda... dia top também.

Nesse momento, já havíamos conversado sobre planos B, C ... Z. Um plano era parar ali mesmo na Guarda, outro era seguir até Laguna, entrar na Lagoa Santo Antônio e encerrar no centro de Laguna. Isso porque já sabíamos que não era possível chegar até Torres, com tantos dias parados. Ficamos aguardando a previsão dos próximos dias para decidir nosso futuro. Enquanto isso aproveitar a companhia dos amigos André e Teresita...

Estratégia que dá certo a gente não muda assim... Terminamos o dia metendo um lanche com cerveja com os amigos da Pousada Maktub...