20/04/2020

Remada Águas de MARço - de Zimbros até a baía de São José

14/MAR/2020 - Sábado - de Zimbros até a baía de São José

Foi dia de acordar cedo, acho que pelas 5:30, as tralhas já estavam todas organizadas nos caiaques e a pousada era na beira do mar. Tomamos um café da manhã e nos despedimos do amigo Sander, agradecemos toda grande ajuda e fomos em direção a Ilha dos Ganchos. As férias dele também já estavam acabando e ele iria voltar para o RS naquela manhã.





Baía de Zimbros muito calma, o mar começou a se apresentar quando passamos a Ponta de Zimbros, mas não era nada de mais, apenas aquele swell gostoso. A bússola apontava exatamente pro Sul. 

O Leonardo chegou um pouco antes na Ilha do Ganchos e foi dar uma caminhada pela mata. Eu cheguei um pouco mais tarde e fiquei só ali pela beira, curtindo aquela paisagem, que é uma das mais belas de todo litoral catarinense. Quando estávamos na ilha, um grupo chegava de barco, acho que iriam passar o dia lá pescando e bebendo. Seguimos em frente.









De lá seguimos pra Ilha de Anhatomirim, que eu ainda não conhecia. Fizemos uma remada bem mais costeira até lá. Muitas casas de luxo na beira do mar, e um grande fluxo de lanchas e jet skis. Paramos por lá, estava cheia de turistas, com um grande fluxo de embarcações, chegando a saindo a todo momento. O alemão ficou fazendo um lanche e descansando, enquanto eu fui fazer uma visita não guiada para conhecer a ilha e a fortaleza.













De lá, o Leonardo falou com o Davi, do grupo Oceânicos Floripa, que nos ofereceu a casa dele para passar a noite. Ainda faltavam 25 km até lá, mas o vento estava a favor, e o Davi falou alguma coisa sobre churrasco... Aceitamos o convite na hora e lá fomos nós.


(Passando por Ratones Grande)

(Passando por Ratones Pequeno)

O vento aumentou, mas a nosso favor. Ondas que nos permitiram testar as saias, que ficaram muito boas depois da reforma com isolante líquida. Passamos entre Ratones Grande e Ratones Pequeno e tentamos aproar para a Ilha dos Bombeiros... Naquele momento, surfar já não era opção, era quase obrigatório... Paramos na ilha para comer alguma coisa. Lá estava rolando um encontro dos radioamadores de SC. 

Ficamos alguns minutos por lá, mas a imagem da Ponte Hercílio Luz nos chamava... Seguimos em direção a ponte, já aproando mais para o lado do continente. 



Ao passar pelas pontes, um sentimento bom, de conquista, de felicidade, de superação. Comemoramos... Lembrei do dia que o Damor nos levou lá para um passei e ficamos conversando como seria o momento de passar lá por baixo... Passamos e parece que o mar acalmou, não sei se por causa da estrutura da ponte, mas pouco importa, ele acalmou...



Fomos contornando e entrando na baía de São José, olhando para os pontos de referência até encontrar o local que o Davi nos indicou. É uma baia linda, com várias pedras. Quero remar por lá novamente, com calma, para conhecer bem o lugar.



Chegamos no ponto de encontro. A casa do Davi ficava a 2 quadras da beira do mar, mas ele veio de carro, carregou todas as tralhas. Levamos apenas os caiaques vazios. Ele nos ofereceu um baita café da tarde, um churrasco e um lugar para descansarmos. Valeu Davi, obrigado pela sua hospitalidade...



Remamos 55 km, muito por conta do vento a favor, e também pela oferta do churrasco, sabe como é...







Nenhum comentário:

Postar um comentário