03/04/2020

Remada Águas de MARço - de São Francisco do Sul até a Ilha dos Remédios

(Fotos e vídeos: Leonardo Esch, Pablo Grigoletti)

DIA 07/MAR/2020 - Sábado - de São Francisco do Sul até a Ilha dos Remédios


(Nossos bons amigos da Pousada da Ilha) 

Depois de sair da Pousada da Ilha, estavamos nos preparando para entrar no mar, na praia Brava, quando um guarda-vidas veio nos perguntar se estávamos acostumados a sair de caiaque com o mar tão grande. Nos entreolhamos e de certa forma estranhamos, pois de onde estávamos o mar nem parecia tããããoooo grande. Caminhamos junto com ele mais para o meio da praia e tivemos um visual melhor... Marzão gigante... Os surfistas, de pé, ficavam pequenos, quase no meio das ondas.

Claro, havíamos colocado os caiaques num cantinho da praia, protegido pelo morro, que também nos tirava uma visão completa da praia. Fica a lição, conseguir sempre ver toda a praia, o que parece até meio óbvio, mas naquele momento precisamos do puxão de orelha do salva vidas. Agradecemos o conselho do guarda-vidas e segue a história.

O Valter, rio grandino que estava lá em São Francisco há mais de 40 anos tinha vindo falar com a gente logo quando chegamos na beira do mar com os caiaques e desde então estava com a câmera na mão para gravar nossa saída.

Estava junto de nós quando ganhamos o conselho do guarda-vidas e logo se prontificou a nos levar de camionete até a praia da Enseada, esta estava tudo calmo. Aceitamos de pronto. Um caique por vez, enviezados na sua Hilux... Eitaaaaa, ocupávamos quase que toda a rua. Quase arrancamos umas duas ou três cabeças nas viagens. Fizemos duas viagens, uma para cada caiaque. Agradecemos o amigo e fomos pro mar.




Segue o relato do Leonardo sobre o nosso dia: "Remamos bem longe do costão para evitar as ondas de rebote e o mar muito mexido. Ao longo da remada pegamos swell variado e uma costa monótona. O dia nublado ajudou, o sol não castigou tanto. Nosso objetivo demorou para aumentar de tamanho e quando estávamos quase chegando o vento aumentou bastante de intensidade - favoravelmente, ainda bem! Foram cinco horas praticamente sem parar de remar, com pequenas pausas para nos reagruparmos. A Ilha dos Remédios surpreendeu pela beleza e pela acolhida dos moradores (a grande maioria, moradores temporários). Seu Jajá, o "capataz da ilha", nos deixou à vontade."

Naquele dia estranhei o Leonardo pelo ritmo de remada mais lento, ele ainda não estava se sentindo bem do estômago (na verdade, depois conversando, concluímos que não estava bem de novo...). No meio do caminho, no primeiro ponto onde encontramos pessoas, pensamos em voltar pra terra e pegar uma Coca-cola, mas o mar estava bem grande e resolvemos não sair. Um tempo depois, chegamos a ilha dos Remédios, santo remédio...




O seu Jajá não estava na ilha, mas logo chegou, com um fardo de Skol latão.




(Seu Jajá, seu cachorro, cerveja, um palheiro... que final de tarde)

Atracamos numa praia (a ilha toda tem apenas três pequenas praias), onde logo depois chegou uma gurizada, que estavam apenas pela zoeira e pela cervejada. Era aquele sonzão sertanejo universitário e já estavam montando barraca quase na beira da água (pensamos vai dar merda... e deu... no meio da madrugada eles tiveram que mover as barracas de lugar), fogueira... 



Fomos dar uma volta pelas trilhas e conhecer a ilha. Conversamos com o pessoal, todos muito agradáveis. Um senhor nos ofereceu se não queríamos passar a noite em uma das varandas ao lado da casa dele.






No final do nosso passeio, aceitamos o convite para ficar na varanda, que era numa outra parte da ilha, longe dos nossos caiaques. Fomos até os caiaques, pegamos algumas coisas... Levamos para lá apenas o necessário para jantar e descansar. Dormimos longe da farra da gurizada, só escutando o barulho do mar.




Resumindo o nosso dia, tentamos sair da Praia Brava não deu, voltamos até a Praia da Enseada onde conseguimos sair, remamos, sem parar, até a Ilha dos Remédios, foram 32km em 5 horas. A ilha dos Remédios fica a 1,5km do Balneário Barra do Sul/SC.

Balneário Barra do Sul está localizado na região Norte/Nordeste do Estado de Santa Catarina. A princípio, foi denominada Barra do Sul, por estar localizado ao sul da ilha de São Francisco do Sul.  Apesar da pequena população, é uma das localidades mais antigas de Santa Catarina e do Brasil, pela proximidade com São Francisco do Sul. A maior parte da população nativa é descendente de portugueses e indígena, e herdaram de ambos a intimidade com o mar, a culinária baseada em frutos do mar. O crescimento de Balneário Barra do Sul possibilitou a instalação de inúmeras obras que vieram de encontro aos anseios da comunidade. O município conta com as seguintes localidades: Linguado, Conquista Pinheiros, Costeira, Centro, Boca da Barra e Salinas. O balneário é conhecido pelos aspectos preservados, ainda nativos – mata Atlântica, restingas, dunas, lagoa e também as ilhas: dos Remédios (maior delas); Feia; Araras; Instriptinga e Islobo. O turismo é motivado por praias limpas e pela lagoa, a parte sul do Canal do Linguado, bastante convidativo a pescarias, esportes aquáticos e navegação para pequenas embarcações. O pico de movimento turístico ocorre nas quatro semanas em torno do Ano-novo. Curiosamente, a festa típica da cidade, a Festa da Tainha, ocorre em pleno inverno.




E amanhã? Como vai estar o dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário