08/07/2018

VIII Remada de Inverno - 23 e 24 de Junho de 2018

Transpor fronteiras, tanto as territoriais quanto as mentais, sem esquecer das metas. Cansei de me reter ao mesmo perímetro, viver constantemente limitada. Eu preciso do mundo, de um mundo de opções. Experiências, momentos, criar mais capítulos para o livro da minha existência. Cercar-me de pessoas, novas, queridas, diferentes.
Grey's Anatomy

(Adesivo recebido pelos participantes)

(Mapa recebido pelos participantes)

(Trajeto planejado pelos organizadores.)

Dia 22/06/2018

Na sexta-feira, combinei de buscar a remadora maranhense Sandra, em Porto Alegre mesmo, e irmos juntos até Terra de Areia, local inicial da remada. Viagem tranquila, bom papo, cada um contando sobre as características das remadas em suas regiões. Toda a turma também já estava a caminho... Alguns vieram de bem mais longe...

(Turma do Uruguai...)

(Turma de Pelotas...)

(Turma de Camaquã e Barra do Ribeiro...)

Chegando no acampamento, organizei as tralhas todas, resolvi nem montar barraca e dormir derito no chão, só com EVA e saco de dormir, dentro do galpão. Deu tempo de contemplar o pôr-do-sol...

(Lugar lindo...)

A noite seguiu com um sopão feito pelo Ricardo Brum e Cia Ltda. Tava bem bueno o sopão. Antes do sopão, a gurizada se divertia jogando uma sinuca. Nosso amigo Pedro Piqueres deu aula... Após algumas partidas concluímos que existem remadores que passam mais tempo dentro dos bares jogando sinuca do que remando...

Final da noite, levamos alguns carros para o Recanto Maquiné, local de término da remada, e voltamos para o camping... Ao chegar de volta, a grande maioria da turma já estava dormindo (alguns ainda bebendo)... Segui o fluxo e também fui me deitar.

Dia 23/06/2018

O dia de sábado amanheceu lindo e bem cedo a turma já estava toda de pé... Não tive uma noite muito boa, muita tosse, de um resfriado que eu ainda não tinha curado. Um café da manhã com os amigos de remada, enquanto aguardávamos ainda algumas questões logísticas serem resolvidas para que todos os participantes estivessem prontos e no local combinado.

(André ajustando os últimos detalhes)

(Foto: Maurício Ortiz)

(Foto: Xiru Sander)

(Irmãozão que a canoagem me deu...)

(Isso foi uma indireta para os roncadores de plantão...)

(Muita resenha...)

(Contemplação...)

(Regina veio de SP para remar com a gente)

Leo e Tiane deram a palestra inicial, bem divertida...

(André Lima veio do calor do Maranhão remar com a turma...)

Certamente tinha mais de 50 remadores, de vários locais diferentes: gente de quase todo o RS, pessoal vindo de SC, SP, MA. Turma do Uruguai e também Argentina...

(Contemplação... O que ele estava pensando?)

(Demathé trouxe seu brinquedinho novo para fazer imagens aéreas...)

A pessoal pegou os caiaques e partir pra estibordo, em direção ao Canal do Cornélios. O canal é um local de lindas paisagens e estava com um bom fluxo de água, correndo a nosso favor...

Chegando na ponte do Cornélios, pessoal parou para um lanche e algumas fotos...

Depois da ponte, na saída do canal, a ideia era realizar uma travessia quase ao Sul, direto e reto para o Acampamento das Figueiras. No meio da travessia começou a bater um vento Noroeste, que foi fazendo com que a turma começasse a se espalhar. Chegou um momento que eu já não via quase ninguém... Como normalmente sou um dos últimos, achei que depois de mim não chegaria quase ninguém.

Quando cheguei logo senti um clima de preocupação, pois falaram que ainda tinha bastante gente na água. Achei estranho e também fiquei preocupado, pois fazia tempo que não via quase ninguém depois de mim na água...

Fomos pensando em quem faltava, coletando informações... Ficamos sabendo que 7 pessoas ainda estavam na água. Fizeram um grupo com alguns remadores mais rápidos para tentar buscar 2 desses 7. Outros 5 já estavam em terra, mas lá no Areião de Capão. Eles tiveram problema com um barco que encheu de água e um remo que afundou... Tiveram que ficar por lá. Mas pelo visto passaram super bem...

Depois do susto, a noite foi legal, mesmo o grupo tendo ficado parcialmente separado... Eu estava bem cansado e fui dormir um pouco. Depois acordei, confraternizei um pouco com o pessoal e voltei pra barraca... A turma seguiu... Podemos resumir a noite em uma leve chuvica, muito vinho e cachaça, carne e fogo de chão... A chuvica rolou a noite toda...

Dia 24/06/2018

Café da manhã com a turma, organizar as tralhas na chuva... Tudo isso com muita risada... Teve um pequeno incidente comm fogo em uma árvore, mas com o trabalho duro da turma foi tudo resolvido. Ajudamos a limpar o local para que ficasse melhor do que quando chegamos.

(Turma do Black Coiote...)

Metade do grupo, devido ao clima não muito convidativo, foi direto para o recanto. Alguns uruguaios foram um pouco antes em direção ao Areião... Depois mais alguns brazucas... No final, um grupo foi também para lá também: Lenzi, Ramon, Pedrão, Leo Esch, André Lima e eu. Nos encontramos todos no meio da lagoa, pessoal gringo já estava apontando pra boca do Maquiné.

Fomos remando até entrar no Maquiné, depois ao braço morto e finalmente conheci o novo trapiche do Leo... Ficou muito legal. Ainda ficaram no Areião dois brazucas que queriam conhecer o lugar... Chegaram mais tarde no recanto...

Lá no recanto, todo aquele trabalho pra ajustar as coisas, caiaques, banho... Depois um momento de despedidas e confraternizações. Rumo as casas... Estava muito legal, experiência de remar com gente de outros lugares é sempre muito bom.

Mais  uma vez, aqui vai o agradecimento especial aos organizadores Leo e Tiane, e a turma que veio de longe prestigiar o evento e compartilhar um pouco de suas experiências com o pessoal daqui.

Foi uma integração muito legal, nesse ano tivemos remadores de várias nacionalidades: Brasil, Uruguai, Argentina, Alemanha. Tivemos vários tipos de barco: caiaques, SUP e até uma canoa. Todo mundo se ajudando e fazendo o que podia para que a remada fosse o sucesso que foi...

Até 2019...

P.S.: Peguei várias fotos do grupo do Whatsapp e não sei bem os autores... Quem puder/quiser me mande uma mensagem que no mesmo momento já coloco as devidas autorias das fotos... Obrigado!