31/07/2019

IX Remada de Inverno - 21, 22, 23 de Junho de 2019

Al final, los brasileños un poco más uruguayos.
Los uruguayos, un poco más brasileños.
Canotaje rompiendo fronteras.

PRÉ-JORNADA

Trajeto de 28 km no primeiro dia, saindo do Recanto Maquiné, passando pelas Figueiras, descendo o canal João Pedro, entramos nas Malvas e, depois de várias perdidas, conseguimos entrar na Lagoa do Palmital e chegar ao Camping da Lagoa.

Mais uma Remada de Inverno chegou, a 9ª edição, acho que minha 6ª participação. Desta vez, decidi que queria aproveitar melhor aqueles dias e pensei em ir remar já na sexta-feira, fazendo o sentido inverso, do final ao começo. Na verdade, sou um tanto quanto preguiçoso para arrumar todas as tralhar para remar só dois dias. Por algumas coincidências, o Pedro Piqueres também teve essa mesma ideia. Combinamos então de fazer o trajeto juntos. Na sexta-feira, perto das 11h, passei no camping, deixei minhas tralhas lá e fui para o Recanto Maquiné. Chegando lá, o Pedro já me esperava.

Saímos perto das 12:30, junto com a gente o Leo Esch também foi, enquanto estava esperando a turma de Pelotas chegar. O alemão foi com a gente até a boca do Maquiné, quando recebeu uma ligação e teve que voltar.

Lagoa dos Quadros bem mexida, com ventos médios. Foi uma remada divertida. Depois entramos no Canal João Pedro, a favor da corrente. Antes de realmente descer o canal, fizemos uma pequena pausa embaixo da ponte, para esticar as pernas e comer um rango. Depois, tudo tranquilo até o fim do canal.

Nossos problemas começaram ao sair do canal e entrar na Lagoa das Malvas. Olhei para o horizonte e errei a direção. Na verdade lembrei da última vez que tinha remado por lá e acabei fazendo o mesmo trajeto que tinha feito com o Alexandre Goularte. O problema foi que aquela remada tinha como objetivo entrar no Rio Tramandaí e essa não.

Sendo assim, erramos e fomos até o Rio Tramandaí, quando o Pedro achou estranha a situação, levantou a dúvida e acabamos voltando. Ao voltar, por causa dos juncos, não conseguimos ver a entrada para a Lagoa do Palmital (que tem aproximadamente 700 metros largura). Passamos por ela.

Lá pelas tantas, depois de achar estranha a situação novamente, tivemos que voltar, mas desta vez com um olhar mais atento e com o GPS ligado. Aí encontramos. Depois disso foi só remar na abrigada Lagoa do Palmital, até o Camping da Lagoa, curtindo um ótimo final de tarde.

Sempre é importante ver os dois lados da situações: sim, nos perdemos nos juncos, erramos o trajeto duas vezes. Mas se não fosse isso, provavelmente não teríamos curtido, dentro da água, um final de tarde espetacular.

Cheguei no Camping, tudo montadinho já. Foi só tomar um banho e esperar a turma para jantar na Pizzaria da Lagoa, lugar muito bom, que quero voltar qualquer dia.

Valeu a parceria Pedro Piqueres...

JORNADA

Trajeto em vermelho, de 20 km no segundo dia, saindo do camping, passando na Fazenda do Pontal, subindo o canal João Pedro e acampando nas Figueiras. Trajeto em amarelo, de 23 km no terceiro dia, saindo das Figueiras, indo direto pro Areião de Capão, depois para Ilha do Benjamin e finalmente retornando ao Recanto Maquiné.

O primeiro dia oficial da Remada de Inverno começou com aquela correria para todos estarem prontos no horário. A Tiane havia pedido para que Pedro e eu tentássemos ajudar nesta questão. Deu relativamente certo, atrasamos apenas 15 minutos. Reunião inicial, destribuição de regalos e era hora de ir pra água. O dia estava muito bom e a turma animada. Nosso primeiro destino foi a Fazenda do Pontal.

Depois de uma parada, fomos para o acampamento das Figueiras, tendo que subir o Canal João Pedro, que estava com uma corrente média. Fizemos uma parada na ponte para comer e descansar.

Amigo Demathé estreando seu novo brinquedo, um belo Inuk da Ygará.

Chegamos cedo lá e tivemos bastante tempo para aproveitar as belezas do local, além de muita conversa fiada, chimarrão, cerveja, vinho e churrasco.

Noite muito divertida, com a presença de novos e velhos amigos... Destaque para o Írio, que salvou a turma com suas dicas preciosas de como assar a carne... Gurizada nova, não sabe nada de churrasco...

Olhar atento, só na coordenação do assado...

A presença dos hermanos abrilhantou ainda mais o evento nesta 9ª edição. A turma do Kayakismo Uruguay não mede esforços para participar da RI. Sempre muito animados, solícitos e trazendo um espírito de amizade, que é um dos pilares desta remada.

Só na água...

Na manhã seguinte, alguns foram direto para o Recanto, outros fizeram o trajeto completo. Ahhh, outros ainda ficaram no acampamento, fazendo mais um churrasco...

Estes são os hermanos vindos de Salto, turma fantástica também, muito divertida, musiqueira, cheia de novas histórias... Com quem tivemos o prazer de remar juntos.

Passamos novamente por situações engraçadas lá no Areião. Teve até uruguaio se atirando barranco abaixo.

Depois do Areião, travessia até a afamada Ilha do Benjamin.

Finalmente, só ir até o Recanto, curtindo o final da remada.

PARTICIPANTES:

34 - Ramon Ladvig - Barra do Ribeiro - M&G/Ártico
35 - Sidnei Zommer da Cruz - Porto Alegre - Sioux duplo
36 - Wilson Cunha - Tramandaí - Eclipse/Artic

OBSERVAÇÕES: As fotos boas são do Xiru, algumas do Leo, Tiane, Pedro Piqueres, dos hermanos, as outras são minhas. Faltou alguém?