Estibordo ou Boreste (EB) é o bordo à direita de quem se encontra numa embarcação, voltado para a sua proa. O lado de estibordo de uma embarcação deverá ser sinalizado, durante a noite, por uma luz de cor verde.
Adernamento, adornamento ou banda é a inclinação em graus de uma embarcação para um dos seus bordos.
A proa ou vante é em náutica a parte da frente de uma embarcação.
A popa ou ré é a secção traseira de uma embarcação, sendo tecnicamente definida como a área construída entre o painel de popa e as alhetas da embarcação. O termo popa é por vezes utilizado para designar genericamente toda a secção localizada a ré da meia-nau.
Arribar em náutica é uma mareação que corresponde a afastar a proa da linha do vento (direção do vento). É o oposto de orçar. Não deve ser confundido com arribada que é uma entrada forçada num porto, mas é curioso notar que tanto arribação como a mareação arribada subentendem a ideia de se desviar de, que seja vento ou rota.
Orçar corresponde a aproximar a proa da linha (direção) do vento, e é o oposto de arribar.
A Quilha é em náutica uma peça forte - na origem em madeira - da embarcação que se estende da proa à popa, na parte inferior da nave, e se fixam as peças curvas onde se pregam as tábuas do costado. É uma verdadeira espinha dorsal da embarcação.
Leme é um dispositivo de controle da direção de embarcações. O princípio de funcionamento consiste em desviar o fluxo do fluido em questão (água no caso dos barcos) de modo a que através de um par ação/reação conseguir rodar o barco para a posição pretendida.
Calado é a designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação. O calado mede-se verticalmente a partir de um ponto na superfície externa da quilha.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
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