19/06/2016

Curso de Iniciação ao Montanhismo com a Casa de Aventura - 18, 19 e 20 de Junho de 2016

É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.
Aristóteles

Então, depois de algum tempo parado e sem nenhuma aventura marcada, foi hora de fazer um curso. Escolhi o curso de Iniciação ao Montanhismo, oferecido pela Casa de Aventura. Por sorte, o curso teria um outro participante de Porto Alegre: Victor Bravo, também remador (a gente até se conhecia pelo Whats...).

Dia 18/06/2016

O Victor passou lá em casa pontualmente as 5 da manhã. Fizemos a rota pela Serra do Rio do Rastro... Chegamos em Urubici no horário marcado, 12:00. Almoçamos com os instrutores Daniel, Álvaro e Fábio e partimos rumo ao acampamento base, nas margens do Rio Canoas. Deixamos os carros e fomos dar início ao curso. O primeiro dia foi de introdução mesmo, com várias teorias e histórias do montanhismo mas também algumas dicas e prática de acampamento. Ao final do dia fizemos uma janta no acampamento e fomos descansar, pois a aventura iria começar no outro dia bem cedo.

Dia 19/06/2016

O dia iniciou com temperaturas bem baixas. Arrumamos acampamento, um bom café da manhã, instruções de como arrumar a mochila. Selecionamentos tudo que iríamos precisar. Hora de partir...

Treinando um pouco de navegação com a bússola...

E vamos subindo...

O visual de Urubicí é demais :)

Seguimos a caminhada e o amigo canino nos seguindo...

Quem se arrisca?

Fizemos uma parada para repor as energias...

O tempo foi fechando... fechando...

E finalmente fechou. Tivemos que montar acampamento, eram 15:30.

Tarp amarelo montado, foi o local em que ficamos reunidos, trocando ideias e conversando sobre a situação que estávamos vivenciando...

Uma boa janta, preparada pela minha pessoa... Depois descansar para o próximo dia. Se o tempo não melhorasse teríamos que voltar pelo caminho que havíamos feito.

Dia 20/06/2016

O dia abriu com serração, mas logo o tempo abriu um pouco. Aproveitamos essa janela de tempo e fomos para frente. Deu tudo certo. Fomos caminhando, beirando os cânions até um local chamado de garrafão...

Descemos bastante por uma estrada de chão batido. Depois já caminhando no plano, fomos em direção ao local do acampamento inicial.

No final, instruções sobre como realizar travessia de rio. Mesmo com o Rio Canoas com o nível bem baixo, foi possível ver que a travessia molhada não é nada fácil...