Se em algum momento for necessário fazer o resgate de um remador que está incapacitado ou inconsciente (por exemplo, um remador que capotou e não sabe ou não está conseguindo fazer a saída molhada; que pode estar em pânico e não encontrar a alça para remover a saia; ou mesmo desacordado de baixo da água) é preciso ser rápido.
Ao sair com um remador novato, claro que é sempre importante dar as instruções e mostrar como realizar a saída molhada. No entanto, sempre existe a possibilidade deste novato se esquecer ou não conseguir realizar tal procedimento.
Uma técnica rápida para este tipo de situação se chamada a Mão de Deus (Hand of God). Diz a lenda que o nome vem da sensação de estar sendo salvo por alguém que o remador, que está desesperado ou desacordado dentro da água, não consegue ver nem ouvir.
O resgate é feito com você colocando o seu caiaque ao lado (em paralelo) do barco que está capotado. Essa aproximação deve ser feita de forma rápida, porém cuidadosa, pois o outro remador pode estar realizando uma saída molhada (atrasada) e a cabeça dele pode aparecer em qualquer lugar, a qualquer momento. É importante cuidar para não acontecer uma colisão entre o seu caiaque e a cabeça do remador que está sendo resgatado.
Uma vez posicionado, o remador empurra para baixo o casco do lado mais perto (com o braço mais afastado do caiaque capotado) e puxa para cima o lado mais afastado do casco (com o braço mais próximo do caiaque capotado). A mão que puxa o caiaque para cima pode segurar na borda do cockpit.
Feito isso, após a cabeça do outro remador estar fora da água você pode puxá-lo pelo colete, colocando a parte superior do corpo dele sobre o convés traseiro (back deck). Outra opção é liberar a saia e deixar o remador livre para sair do cockpit. Nas duas opções, o remador poderá voltar a respirar.
O importante é que este resgate seja feito de forma rápida, pois uma saída molhada demora aproximadamente 3 segundos. Se você está observando alguém que capotou e não mostra reação neste tempo: é hora de agir. Também é bom lembrar que este resgate pode e deve ser realizado sem você sair do seu caiaque, mantendo-o em segurança.
Estes vídeos exemplificam o Hand of God Rescue:
(vídeo da Canoe & Kayak Magazine)
(vídeo da NRS)
(vídeo da SeaKayakingTV)
(resgate sendo realizado por uma pessoa que não está embarcada)
Vamos praticar?
Deixe seus comentários e sugestões?
Envie o link do seu vídeo realizando o Hand of God Rescue...
Nenhum comentário:
Postar um comentário