22/05/2017

Formação Leave No Trace Trainers



Nos dias 20 e 21 de maio de 2017 fiz a formação LNT Trainers, um curso organizado pelo Murilo Basei da Gaudério Adventure e ministrado pelo Murilo Bellesi da Kaluanã, também instrutor da NOLS e OBB. Legal destes cursos é que sempre consigo rever alguns amigos do mundo outdoor, conhecer pessoas novas, visitar belos lugares, adquirir conhecimentos importantes e ter contato com diversas marcas de equipamentos...

Pra não esquecer, aqui vão, de forma resumida, os 7 princípios do LNT:
- Plan Ahead and Prepare
- Travel and Camp on Durable Surfaces
- Dispose of Waste Properly
- Leave What You Find
- Minimize Campfire Impacts
- Respect Wildlife
- Be Considerate of Other Visitors

Bom, saí de Porto Alegre no sábado lá pelas 5:30 da manhã. Fiz uma rota pegando a BR-101 e depois indo pela RS-020, um trecho de paisagens muito bonitas. Fui o primeiro a chegar na porteira do Basecamp. Logo depois chegou o já conhecido Phill. Perto do horário combinado, o Murilo Basei desceu para abrir o portão.




A parte inicial do curso foi no Basecamp e depois saímos em caminhada para acampar e aplicar os conhecimentos. O curso foi bem dinâmico e muito divertido, muito em função de um cara muito figura chamado Ramon.


Murilo Bellesi, apresentando os conceitos de LNT.
Já na caminhada e depois no acampamento fomos colocando em prática os conhecimentos já adquiridos e também estudando os novos conceitos no próprio acampamento.

Pequena caminhada entre o Basecamp e o local onde acampamos...



Chegamos no acampamento pelas 16 horas e depois de arrumar as coisas, contínuamos nossos estudos. Durante a noite a chuva caiu forte. No domingo, seguimos aprendendo, quando pouco depois do meio dia, voltamos para o Basecamp para finalizar nossa formação.








Eu e o amigo Kenneth. Segundo curso que fazemos juntos...
Murilo trabalhou forte pra trazer esse curso de qualidade aqui pro RS. Valeu!






O final de tarde foi de contemplação e reflexão sobre nossas atitudes e os reflexos no meio ambiente. Assim, o curso foi finalizado com chave de ouro...


Da esquerda para direita.
De pé: Murilo Basei, Phill, Marcelo, Manuel, Murilo Bellesi
Agachados: Pablo, Kenneth, Ramon.
Baita turma, valeu muito o curso. Agora somos todos Leave No Trace Trainers. Com os novos conhecimentos também aumentaram as responsabilidades. Ao final, me despedi do pessoal e dei carona para o Murilo até perto de Gravataí. Muito bom escutar um pouco da história de vida das pessoas... 

Bom, agora temos que ser os exemplos e também transferir todo esse conhecimento para novas pessoas, para que essa onda de positividade vá se expalhando sempre mais e mais. É necessário passarmos a ideia de que cuidar da natureza nada mais é do que cuidar de nós mesmos, pois somos muito afetados por todas essas mudanças climáticas que estão acontecendo. Temos também que perceber que todas as espécies tem o mesmo valor e que não somos superiores a nenhuma outra espécie. Dessa forma fica bem fácil respeitar a natureza e viver sem deixar rastros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário