17/07/2015

Auto-resgate cowboy (também chamado de scramble)


Este vídeo mostra o auto-resgate cowboy, também chamado pelos gringos de scramble (escalada ou subida). Normalmente é a primeira técnica de resgate que aprendemos quando iniciamos no mundo da canoagem...


(vídeo da Adventure Kayak TV em parceria com a Ontario Sea Kayak Centre)

Detalhando um pouco: este resgate pode ser interessante quando o remador está sozinho ou em lugares como zonas de surf ou locais onde existam muitas pedras, pois nestes lugares pode ser difícil um outro remador chegar perto para ajudá-lo. Também é interessante quando o remador não tem tempo suficiente para inflar um paddle-float.

O caiaque virou e o remador ejetou do cockpit, realizando a saída molhada. É importante lembrar de não largar o remo... Depois disso é necessário tentar tirar um pouco de água do cockpit. É importante também colocar o caiaque de frente para as ondas (proa embicando as ondas), diminuindo a ação das mesmas sobre a embarcação e garantindo assim maior estabilidade...

É hora de fazer o auto-resgate:

- Inicialmente o remador vai até o deck traseiro, quase na popa. Depois sobe no deck traseiro, colocando a barriga em cima do deck (ou o deck em baixo da barriga). Para realizar tal manobra pode ser útil bater os pés como se estivesse nadando... Quanto mais perto da popa o remador subir, mais fácil é. No entanto, maior a distância até o cockpit. Com um pouco de treino é possível subir muito perto do cockpit.

Fonte: do livro Sea Kayak Rescue de Roger Schumann e Jan Shriner.

- O remador passa uma das pernas para o outro lado e fica montado no caiaque como se estivesse em um cavalo. Nesse momento é importante manter o corpo (e consequentemente o centro de gravidade) baixo, rente ao caiaque, para facilitar manter o equilíbrio em cima do deck.

Fonte: do livro Sea Kayak Rescue de Roger Schumann e Jan Shriner.

- O remador se arrasta (scramble) até chegar no cockpit, carregando o remo paralelamente nas mãos. É preciso manter o corpo baixo e as pernas dentro da água. É comum ver remadores caírem novamente neste momento, pois não mantém as pernas dentro da água. As pernas na água dão mais estabilidade ao remador. 

Fonte: do livro Sea Kayak Rescue de Roger Schumann e Jan Shriner.

- O remador se posiciona no assento, baixando mais ainda o centro de gravidade. Neste momento é interessante deixar uma pá do remo na água, para ajudar o remador a manter o equilíbrio.

Fonte: do livro Sea Kayak Rescue de Roger Schumann e Jan Shriner.

- Finalmente o remador coloca as pernas para dentro do cockpit. Primeiro deve-se colocar a perna oposta ao lado que o remador está com a pá na água...

Fonte: do livro Sea Kayak Rescue de Roger Schumann e Jan Shriner.
- Depois, usando uma bomba de esgotamento, o remador tira a água do cockpit. Finalmente arruma a saia para que não entre mais água dentro do cockpit.

Fonte: do livro Sea Kayaking Illustrated de John Robison.

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