22/01/2015

Expedição Lagoa dos Patos 360º na mídia

Ai gurizada do remo,
To voltando da expedição e começando a me atualizar sobre o que saiu sobre essa aventura...

No Jornal do Almoço de Pelotas, teve um vídeo bem bacana, falando de canoagem e sobre a saída da nossa expedição... vale a pena assistir:


Além disso, o Jornal do Laranjal fez uma cobertura completa, o acesso é pelo Facebook...

EXPEDIÇÃO 'VOLTA NA LAGOA DOS PATOS' EM CAIAQUES

* O aventureiro que criou o desafio de contornar a Lagoa dos Patos é Pablo Grigoletti, amante de esportes que proporcionam contato com a natureza. Pablo convidou o amigo Anderson Cardoso para acompanha-lo na expedição que tem previsão de durar cerca de 16 dias e irá percorrer 600 quilômetros. Lucas Camacho acompanhou os amigos durante dois dias, e é ele que relata um trecho da aventura ao Jornal do Laranjal.


A partida aconteceu no dia 04/01 (domingo) às 9h, em frente a guarderia Prowind, no trapiche do Laranjal. Os três remadores saíram em direção a cidade de Rio Grande onde o grupo encerrou o expediente do dia. Eles estimam percorrer 40 km/dia, podendo variar conforme as condições do tempo.

"Pegamos vento sudoeste praticamente todo o trajeto no primeiro dia, até a ilha de Torotama mas, foi tranquilo. No entanto, a travessia da ilha para RG foi um pouco mais complicada pois a tarde o vento aumentou."

O bom planejamento costuma garantir o sucesso deste tipo de aventura, prevenindo inúmeros problemas no período em que eles estarão isolados de tudo e todos e que o único meio de comunicação será o celular - quando alcançar sinal. Pablo, por exemplo, levou 26 litros de água, em meio a muita comida juntamente ao Anderson que também está com o caiaque carregado. Estão previstas paradas para adquirir novos suprimentos como: pontos de pescadores, cidades, etc.; abastecendo os caiaques com mais água e comida.

No segundo dia o grupo atravessou de Rio Grande para São José do Norte cruzando o canal de navegação dos navios que requer extremo cuidado e atenção. O vento contra na maior parte do percurso, desta vez foi nordestão. "Fiz a travessia de volta para casa depois do almoço que fizemos nas Capivaras, também um momento complicado pois novamente tratava-se de cruzar pelo canal de navegação, mas desta vez eu estava sozinho. Nossa despedida nas Capivaras foi de total apoio entre nós. Muita força e foco." conta Lucas Camacho.

Fotos: Lucas Camacho - Especial JL






Os amigos, Anderson Cardoso e Pablo Grigoletti, estão enfrentando chuvas, ventos e temporais a bordo de seus caiaques nas águas da Lagoa dos Patos. A última comunicação ocorreu neste sábado (17/01), quando os remadores estavam na Praia de Arambaré, a cerca de 130km de Pelotas. A aventura já dura 14 dias, caso confirme-se a previsão, os amigos devem concluir o desafio na terça-feira (20/01). A chegada é prevista no mesmo ponto de partida, em frente a guarderia Pro Wind - Escola Náutica no Laranjal.

AVENTURA NA LAGOA: CANOÍSTAS RETORNAM DE EXPEDIÇÃO MÁGICA

* Exatamente às 14h 40 min desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2015, os canoístas Pablo Grigoletti e Anderson Cardoso encerraram a volta de 600 quilômetros pela Lagoa dos Patos, que iniciara há 18 dias, naquele mesmo local: o Trapiche da Praia do Laranjal, para percorrer o litoral da Região Sul, de Pelotas, passando por Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Palmares, Viamão, Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro,Tapes, Arambaré e São Lourenço e finalizando junto aos familiares e amigos no Laranjal.

"Foi mágico", afirmou Anderson, com o olhar na Lagoa, e a calça de neoprene, que vestia colada no corpo, quando partiu, agora solta igual a uma bombacha, devido aos quilos que perdeu. "O espírito da gente evolui demais numa expedição assim", completou Pablo, agradecido pela hospitalidade que receberam dos moradores de todos os pequenos municípios em que chegaram para descansar.

Abraçado aos pais, Pablo reviu os seis dias de temporais enfrentados, a maioria na barraca que dividiu com Anderson. "Em muitas noites nem deu para dormir, a gente ficava segurando a barraca", conta. "Teve um dia que eu pensei em desistir, mas o Pablo não deixou", afirma Anderson.

A amizade, agora ainda mais fortalecida pela aventura na Lagoa dos Patos, promete se lançar em novos desafios. "Primeiro vamos descansar, depois vamos pensar para onde vamos", resume Pablo.

Fotos: Cassal - JL







Teve também o blog Amigos de Pelotas que colocou uma notícia sobre o nossso retorno...

A Prowind também colocou algumas fotos no seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário