17/07/2014

Remada para a Ilha da Feitoria

"Tudo chega com o tempo, para quem sabe esperar." (Goethe)

Depois de esperar um tempo para conseguir fazer uma remada do Laranjal até Rio Grande com a gurizada do Grupo Graxaim, começamos a planejar algo mais simples, visto que as previsões do tempo não estavam ajudando muito.

Ficamos entre remar no Arroio Pelotas ou ir até a Ilha da Feitoria. Depois de muita conversa, decidimos tentar ir para a Ilha da Feitoria, pela Lagoa Pequena, visando se abrigar do vento, que pela previsão do Windguru seria de uns 15 nós Nordeste.

O horário de encontro foi Sábado, 12/07/2014, 6:30 no trapiche. O vento nordeste estava forte... antes de tirar o caiaque de cima do carro, esperei para ver se o Anderson realmente iria querer remar... logo veio ele da Prowind com o barco laranja.

O tempo estava feio, mas era uma questão de tempo. A tendência era um dia de muito sol...

Era hora de colocar os caiaques na areia, as tralhas dentro dos caiaques, pedir permissão para a Lagoa dos Patos e iniciar a remada...

Tudo certo para iniciar a remada... aquela fotinho para posteridade... e vamos lá... eram 6:45.

Caiaques na água, vento contra, rumando para a colônia de pescadores Z3.

Passando a Z3, resolvemos dar uma parada para tomar o café da manhã. Conversamos com o pescador Ronaldo, que estava caminhando em direção a Z3, e seguimos em direção a Ilha da Feitoria.

Antes da Ilha, entramos na Barra da Lagoa Pequena, pois o planejado era ir até o Corrientes pela Lagoa Pequena, se abrigando do vento.

Depois de alguns minutos de remada, já estávamos perdido nos juncos da Lagoa Pequena...

Demorou um tempo, mas decidimos abortar a entrada na Lagoa Pequena e com algum custo voltamos para a Lagoa dos Patos, em direção a Ilha da Feitoria. Na Ilha, passamos pela Capelinha e fomos em direção ao Casarão da Feitoria.

Antes ainda do Casarão, encontramos um bom local para acampar... resolvemos parar por ali mesmo, visto que o sol já estava quase se indo... eram 16:45.

Hora de montar o acampamento, arrumar a barraca, colocar a lona, pegar lenha para fogueira, deixar as roupas secando...

Enquanto o acampamento ia ficando pronto, o sol também ia se escondendo no horizonte, nos brindando com um baita pôr do sol...

Hora de preparar um "churrasquinho" (na verdade um salsichão com pão), desta vez sem a presença dos Graxains...

Depois disso, hora de descansar. No outro dia pela manhã, hora de tomar um café quente...

Partimos do acampamento as 9:10. Voltando para o Laranjal, demos uma passada por perto da Capelinha da Feitoria e fomos recepcionados com o latido da cuscada...

Passamos a Z3 e fizemos uma parada no camping do Barro Duro. Depois o Anderson se arriscou remando no sumidouro do Shopping...

Chegamos no trapiche do Laranjal as 13:10. O tempo não estava muito bom e logo começou a chuva, para brindar o final de mais uma remada... Valeu Anderson Cardoso...