18/04/2020

Remada Águas de MARço - de Barra Velha até Laranjeiras e Laranjeiras até Retiro dos Padres

10/MAR/2020 - Terça - de Barra Velha até Laranjeiras

Se bem me lembro, acordamos cedo, fomos na padoca e logo caímos na água. Aproamos para a Ilha Feia, que ficava a 6 km de onde estávamos. Passamos ela, costeando para ver um pouco da fauna e flora, e tocamos mais uns 5 km até Ponta da Vigia. Neste trecho passamos pelos municípios de Piçarras e Penha.

De lá passamos por Navegantes, atravessamos a boca do Rio Itajaí e paramos na Praia de Cabeçudas, onde fizemos um bom lanche. Na chegada tomei outra onda na cabeça, terceira da remada....

Hora de seguir viagem, o vento já tinha ficado mais forte e já conseguíamos ver os altos prédios de Balneário Camboriú. Passamos ao longe, mais ou menos uns 3 km de distância da praia. Fizemos uma breve parada em Laranjeiras, para tirar água dos caiaques. As saias estavam deixando muita água entrar... Muita água... Seguimos mais um pouco e paramos na próxima praia, que era a Praia de Taquaras. Decidimos ficar por lá.

Esperamos a turma ir embora, a noite chegar, e montamos as barracas ali mesmo, num cantinho da praia. Foram 45 km remados no dia. Fizemos uma boa janta e dormimos por lá mesmo, ao som do mar.

11/MAR/2020 - Quarta - de Laranjeiras até o Retiro dos Padres

Acordamos cedo também, pois tinhamos que desmontar as barracas antes das pessoas começarem a chegar na praia. Fizemos isso, tomamos café e logo pra água. Coisa boa acampar bem na beira, fica tudo mais fácil. De lá seguimos em direção a Porto Belo, o mar estava muito calmo... Até pensamos na ideia de chegar em Zimbros, para encontrar o Sander, que estava lá.

Logo de início avistamos dois grandes prédios brancos, e aproamos entre eles...  Com o passar do tempo, os prédios viraram dois gigantescos navios de cruzeiro. Passamos ao lado de um deles e paramos em Porto Belo, na frente da ilha, ṕara descansar um pouco.

Aproveitamos que estávamos no centrinho e fizemos um bom lanche e cerveja.

Ao sair de lá, já pelas 14h, o vento tinha aumentado muito. Mas tínhamos que remar mais um pouco, para achar o próximo camping, pois pelas condições, não teríamos mais como chegar em Zimbros.

Pelo que havíamos pesquisado, tinha um camping em Bombinhas. Fomos até a Praia do Ribeiro e vimos que o camping era logo ao lado, um pouco ao norte de onde paramos. Fomos até o Camping Brilho Do Sol. Para nosso azar, só estavam aceitando motorhomes, que não era o nosso caso.

Ficamos pesquisando o que fazer, pois já estava findando a tarde e o vento estava bem forte. Olhando no celular, o próximo ponto era o Retiro dos Padres, que ficava uns 4,5 km mais para frente. Como não tínhamos outra opção, lá fomos nós.

Logo depois da enseada de Bombinhas, entre a Ponta da Garoupa e a praia do Retiro dos Padres, pegamos o maior mar dessa remada. Era uma verdadeira máquina de lavar no modo turbo, como diz o alemão. Depois de passarmos por lá, com toda a atenção que era necessária, e chegarmos com segurança no Retiro dos Padres, ficamos comentando que naquele lugar/momento o resgate era quase impossível.

Chegando no Retiro, foi só alegria. Logo que chegamos, para comemorar, fui pegar um café com leite, para brindar. Comemoramos a chegada com o café, depois jantamos num restaurante por alí.

Fomos muito bem recebidos no camping, até com minipizzas ou esfirras, oferecidas pelos nossos vizinhos de acampamento. É daqueles campings onde a turma fica super estruturada...

Além disso, eles nos cederam um box que estava desocupado, mas com toda a estrutura de lona montada. Foi uma noite tranquila, depois de um dia agitado. Remamos uns 35km no dia.