22/03/2014

Rio Camaquã - Rincão do Inferno

Ai Damor, quem sabe esse trecho do Camaquã.... te animas?

https://vimeo.com/67535928


21/03/2014

Volta com o caiaque na praia do Laranjal... em cima do carro!

Vim para Pelotas, para visitar a família e aproveitei, a convite do amigo Joel, para trazer o caiaque e participar do evento promovido pela Pro Wind... Amanhã começam as regatas, depois do meio-dia. O caiaque está tão bem amarrado no carro que nem tirei ele dali... A praia do Laranjal estava uma beleza!










Amanhã vamos botar esse caiaque na água...

Freya Hoffmeister



Site: http://freyahoffmeister.com/
Álbum de fotos: https://plus.google.com/photos/112133179186774955122/albums
The Second Continent - South America Trip Map - Google Fusion Tables

Um milhão de metros


Tempo de assumir o comando e tocar o barco. 
De se aventurar mar a dentro, 
pois é no fundo que está o que cansamos de procurar nas superfícies.

18/03/2014

V CAIACADA RIO CARDOSO E LAGOA ITAPEVA

Remadores iniciantes e experientes poderão participar desse evento náutico de caráter lúdico e contemplativo.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22/03/2014, a Ação Nascente Maquiné (ANAMA) promoverá a Caiacada na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. O evento é aberto para remadores esportistas, aventureiros e o público em geral que aprecia as belezas naturais da região. A ideia é divulgar o potencial das lagoas e rios do litoral para a prática de esportes náuticos "limpos", através da promoção de passeios contemplativos, organizados juntamente com os praticantes do segmento náutico.

Nesta etapa os participantes irão remar pelas águas do Rio Cardoso e Lagoa Itapeva, num percurso total de 7,5 km. O trajeto inicia na localidade de Lageado (propriedade do sr. Anilton Gambila) em Três Cachoeiras e finaliza na Prainha à beira da Lagoa Itapeva, onde será oferecido o tradicional salsipão.

A Caiacada é uma ação de educação e sensibilização ambiental do Projeto Taramandahy- Fase II: gestão integrada dos recursos hídricos da bacia do Rio Tramandaí, realizado pela Ong ANAMA e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Anote aí - A concentração dos participantes será no dia 22/03/14, às 8h30, na Localidade de Lageado, em Três Cachoeiras. Para participar, os interessados devem levar seu caiaque ou stand-up e fazer a inscrição, gratuitamente, através do e-mail comitetramandai@yahoo.com.br ou pelo fone: 51-3663-2530.

15/03/2014

Fazendo a volta na Ilha do Humaitá

Quinta feira, no final da tarde, Sandro e eu fizemos uma volta na Ilha do Humaitá (anteriormente também conhecida como Ilha do Furado, do Cabral, do Gaveão, do Gavião e dos Mentz). Pena não ter carregado a GOPRO para fazer umas fotos... levei a câmera mas não carreguei... :( Passamos bem ao lado da nova ponte da rodovia do Parque e da Arena do Grêmio. A água estava bem suja, com um péssimo odor. No final, o vento atrapalhou um pouco também. Totalizou uns 8 km de remada.


07/03/2014

Pequenos reparos em fibra de vidro

Estava procurando informações sobre como fazer pequenos reparos em fibra de vidro. Pois vi que o meu caiaque tem um pequeno furo bem onde se prendem as linhas de perímetro. Achei um artigo interessante em http://www.fazfacil.com.br/artesanato/fazer-reparos-fibra-vidro/.

O objetivo deste artigo é apresentar as informações básicas para execução de um reparo num laminado em “FIBERGLASS” (fibra de vidro), bem como remendos em outros materiais tais como chapa, calhas etc.

Materiais necessarios para fazer uma mistura utilizada em Reparos:

Antes de começar coloque todos os materiais á mão, e preparados para serem usados (semi-destampados, tecido da manta cortado em pedaços menores, palitos de sorvete, panos, estopa, etc.)

- Catalisador: Forma líquida, incolor, finalidade de endurecimento de resinas, massa plástica e gel coat; porcentagem de utilização de 0,5% a 4% (de acordo com a temperatura do dia em que está sendo realizado o trabalho, quanto mais frio maior a quantidade a ser utilizado). Dica: 40 gotas de catalisador = 01 grama aproximadamente.

- Palitos de sorvete: ou outra coisa para fazer a mistura.

- Estopa de primeira: cor branca; Finalidade de dar polimento e limpeza.

- Lixa: cor cinza-grafite; Finalidade de dar acabamento, e limpar superfície para melhor aderência.

- Manta de Fibra de Vidro: forma de fios de fibra de vidro cortados e emaranhados; cor branca; Finalidade de dar resistência mecânica a resina. Dica: cada camada de manta que pesa 450 g/m2 resulta em aproximadamente 1mm de espessura.

- Pincel: finalidade de aplicação de resina e GEL COAT.

- Resina Pré-acelerada: forma líquida viscosa; Finalidade de laminados em geral, fundição de peças transparentes, resistentes à corrosão, etc. Endurece com a mistura do catalisador Com 1% a 25 ºC, permite um tempo de +/- 15 minutos para aplicação.

- Solvente para limpeza thiner: forma líquida; Incolor; Finalidade de limpar mãos, pincéis, rolos para pintura etc. (é fundamental, nem pense em começar sem ter um solvente a mão!)

Execução do Trabalho

- 1ª Etapa:  Proceder um lixamento no local a ser reparado de forma a remover toda a parte comprometida (quebrada, estilhaçada) e também a limpeza de uma região circundante de largura mínima de 10 cm.

- 2ª Etapa: Nesta etapa prepara-se a resina pré acelerada somente com o catalisador, pois como já foi escrito a resina já vem pré acelerada com o cobalto. 

Aplica-se uma camada desta resina sobre a região a ser reparada com um pincel com se estivesse pintando.

Colocamos uma camada de manta de fibra de vidro previamente cortada sobre a superfície e com o auxílio de um pincel vamos impregná-la batendo o pincel até ficar totalmente molhada porém sem excesso de resina .

Procurar não deixar bolhas de ar no meio da laminação,

Colocar camadas sobre camadas até atingir a espessura desejada, Não convém aplicar muitas camadas em seguida para evitar o aquecimento da resina.

3ª Etapa:  Atingindo a espessura desejada, que não deve ser menor que da peça a ser consertada, aguardar a secagem e procede-se um lixamento leve para eliminar pontas salientes e/ou caroços.

4ª Etapa: Aplica-se na superfície lixada ao menos uma mão de resina (catalisada) como se estivesse pintando para garantir que as fibras não terão contato com o agente agressor (umidade, etc).

5ª Etapa: Pode-se dar acabamento com massa plástica, massa rápida e pintura etc.

Obs: Cada vez que se prepara resina com catalisador, é necessário lavar o pincel com solvente (THINER) sob o risco desta endurecer a perde-se o pincel.

Esse material pode ser encontrado na http://www.comercialfiberglass.com.br/, segundo dica do amigo Gustavo Geyer.