26/09/2013

Remada de Inverno 2013 na The Paddler

Sea kayaking the coast of Rio Grande do Sul in southern Brazil. Follow photographer Marcio R. Pereira and writer Leonardo Esch in the September edition of ThePaddler at: http://joom.ag/1sZX/p100


05/09/2013

Projeto Remada de Verão (Janeiro de 2014) - Expedição Porto Alegre - Pelotas

Total: 349,2 km em 11 dias.

Dia 1 (34,6 km): Saída do clube GPA em Porto Alegre, remar até a Ilha do Clube Jangadeiros, passar pela Ilha das Pedras Brancas, chegando na cidade de Guaíba. Passar por Itaponã e pelo Recanto do Borghetti. Depois disso, achar um local interessante para acampar.


Dia 2 (32 km): Logo no início, passar por Barra do Ribeiro, onde é necessário comprar água, de acordo com o planejamento. Neste ponto é interessante fazer contato por celular. Depois, passar pela Ponta do Salgado e parar para acampar na praia da Faxina.


Dia 3 (41 km - se passar pela ilha do Barba Negra): no terceiro dia, após levantar o acampamento feito na praia da Faxina, fazer a volta na Ponta Escura, alcançar o Morro da Formiga. Se tiver tempo e disposição, ir em direção a Ilha do Barba Negra, fazer a circunavegação, explorar a ilha. Depois, voltar para a praia e montar acampamento. Se não for realizada a remada até a ilha do Barba Negra, serão 15 km a menos, aproximadamente.



É possível, se o clima permitir, fazer uma rota um pouco menor. A rota em vermelho tem 22 km e a rota alternativa em verde tem 14 km, diminuindo em 8 km a distância total. O destino é uma praia deserta, já no município de Tapes.


Dia 4 (30,1 km): Saindo de uma praia de Tapes (do lado oposto da praia da Faxina), remar uns 30 km com destino a praia de Fora, indo em direção ao pontal de Tapes


Dia 5 (30,2 km): Sair da praia de Fora, remar em direção ao Pontal de Tapes, atravessar (essa travessia tem aproximadamente 10 km de distância). Chegando na Ponta Dona Helena, montar acampamento.


Dia 6 (30 km): saindo pela manhã do Pontal Dona Helena, em algumas horas iremos encontrar a cidade de Arambaré, onde é preciso comprar água. Este é outro ponto para realizar contato por celular. Seguir até a Barra da Lagoa do Graxaim, onde o acampamento será montado após a entrada da Lagoa do Graxaim (ligação com a Lagoa dos Patos).


Dia 7 (31 km): levantando acampamento, vamos encontrar o Pontal da Dona Maria em aproximadamente 4 km. Depois disso, 27 km remando pela costa em direção a cidade de São Lourenço do Sul.


Dia 8 (30,3 km): neste dia, a remada será de aproximadamente 30 km, com parada programada para qualquer ponto interessante de acampar após o delta do Rio Camaquã.


Dia 9 (30,4 km, fazendo a volta no banco de areia): Saindo do delta do Rio Camaquã, remar até o camping da cidade de São Lourenço do Sul. No entanto, nessa remada, antes de passar pelo Saco do Caipira, pode existir um banco de areia chamado Banco do Quilombo. Se não for necessário fazer a volta neste banco de areia, são 5 km a menos.  Lá é preciso comprar água e interessante fazer contato por celular.


Dia 10 (29,4 km): Neste dia, o caminho já é conhecido e provavelmente será mais fácil do que a vez que fizemos ele caminhando. Remar até a Real Feitoria e acampar por lá. Vamos ver se o amigo Sandro ainda doma cavalos por lá!



Dia 11 (30,2 km): saindo da Real Feitoria, atravessar a entrada da Lagoa Pequena, cruzar pela colônia Z3, pelo balneário Barro Duro e finalmente chegar no Laranjal.



Uma lista inicial dos materiais necessários para essa expedição:

Navegação:
- Caiaque, remo, remo reserva (SANDRO), colete, apito, mapas (IMPRIMIR), cabo resgate
- Saiote, bomba de esgotamento, esponja, fita tape para reparos no casco
- Celular e relógio, câmera a prova d'água GOPRO (FAZER SUPORTE)
- Telefone úteis em um papel, carregador de celular.
- Dinheiro para pagar os campings, alimentação e outros.

Roupas:
- Saco estanque laranja
- Saco estanque laranja (SANDRO)
- Saco estanque amarelo
- Sacos de lixo preto (COMPRAR) + fita para nomear os sacos

- Roupa de trabalho (molhada): Camisetas manga longa (2), camiseta normal (2), sunga (2), bermuda (2), bota de neoprene, luvas, chapéu, óculos escuro
- Roupa de descanso (seca): cueca, bermuda (1), camiseta (2), moletom, chinelo

Acampamento:
- Barraca + Capa da Barraca (DAMOR)
- Saco de dormir, isolante térmico, colchonete (ORILDO)
- Canivete, faca e facão
- Lona para chuva, cordas
- Lanterna normal, lanterna de cabeça (COMPRAR PILHAS)
- Cordas e esticadores

Higiene:
- Toalha, shampoo líquido, escova, fio e pasta de dente, papel higiênico, agulha, tesoura, desodorante

Alimentação:
- Clorin, talheres e prato (plástico), filtro de água
- Panela velha, caneca, vela pequena, isqueiro (os 2)
- Sal, pimenta
- Cachaça (um pouco)
- Esponja, detergente
- Planejar a alimentação, prevendo as paradas nas cidades
- Gel de carboidrato

Água (3 litros por dia por pessoa, prevendo as paradas nas cidades):
- Iniciar com água para 2 dias (6 litros).
- No 2º dia, em Barra do Ribeiro, comprar água para 5 dias (15 litros).
- No 6º dia, em Arambaré, comprar água para 4 dias (12 litros).
- No 9º dia, em São Lourenço, comprar água para 2 dias (6 litros).

Farmácia, Primeiros Socorros, Saúde:
- Protetor solar (bastante), repelente, tesoura
- Band-aid, esparadrapos, gase, antitérmico, tilenol, dorflex
- Fita / spray SALOMPAS
- anti-inflamatório

Campings:
Barra do Ribeiro (Camping do Vô Arthur, Camping Nascer do Sol)
Arambaré (Clube Náutico Arambaré)
São Lourenço do Sul (Camping)